Publicação: Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos
dc.contributor.author | Fuini, Lucas Labigalini [UNESP] | |
dc.contributor.author | Machado, Sérgio Almeida Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Farias, Alice Martins [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gomes, Elaine Cristina Santos [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:11Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende contribuir com o ensino de Geografia, tanto em nível escolar quanto no nível de graduação, através da perspectiva de investigação do conceito de “território” e suas novas variantes de análise difundidas na Geografia brasileira contemporânea, como as concepções de territorialização, desterritorialização, reterritorialização e as territorialidades e microterritorialidades. Nesse sentido, considera-se que o recurso textual, em especial a música popular brasileira, pode auxiliar na contextualização e explicação de noções e conceitos fundamentais para a ciência geográfica, como é o caso do território, considerando os aspectos pedagógicos das canções para construir a mediação entre conceitos científicos e conceitos escolares, tarefa fundamental para o ensino de Geografia.Este artigo é um dos desdobramentos dos trabalhos realizados no projeto educativo de extensão denominado “O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula”, realizado em instituições de ensino do município de Ourinhos/SP desde 2012. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Câmpus Experimental de Ourinhos | |
dc.format.extent | 11169-11182 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11169-11182 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-11169-11182.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141722 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Território, territorialização e territorialidade: o uso da música para a compreensão de conceitos geográficos | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhos | pt |
unesp.department | Geografia - FCTE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-11169-11182.pdf
- Tamanho:
- 542.72 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format