Publicação: Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
dc.contributor.advisor | Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Conti, Camila Neves [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:29Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:29Z | |
dc.date.issued | 2016-12-06 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo inicial a criação de um jogo que possibilite a exploração de conteúdos relativos à cultura africana e afro-brasileira dentro da aula de arte. Para tanto, buscamos entender nesta pesquisa os diversos elementos pertinentes a esse processo, iniciando com o estudo do conceito de jogo em relação à cultura e à formação da cultura lúdica. Em um segundo momento, direcionamos nosso foco para o entendimento de cultura para, dessa forma, compreender a multiplicidade na formação multicultural dos sujeitos. Assim, nos desdobramos para a importância da Lei nº 10.639/03 e todas as questões que surgem com ela, como a formação de professores, a importância dos materiais didáticos apropriados e a estrutura escolar. Coexistindo com todos esses temas, falamos também sobre aspectos da educação, principalmente sobre a relação aluno e professor e a importância do espaço escolar como um fortalecedor da luta contra o racismo. Observando todos esses pontos de estudo surgirem ao longo da pesquisa de maneira inicialmente distantes entre si e se aproximarem através de uma proposta de jogo que seja capaz de intensificar as discussões raciais em sala de aula partindo de uma atividade calcada na exploração da ludicidade na educação | pt |
dc.format.extent | 81 p. | |
dc.identifier.aleph | 000886703 | |
dc.identifier.citation | CONTI, Camila Neves. Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03. 2016. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886703.pdf | |
dc.identifier.lattes | 0970761217541525 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-2739-6933 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155631 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Arte na educação | pt |
dc.subject | Jogos educativos | pt |
dc.subject | Multiculturalismo | pt |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt |
dc.subject | Racismo na educação | pt |
dc.subject | Art in education | pt |
dc.title | Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03 | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 0970761217541525 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-2739-6933 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.undergraduate | Artes Visuais - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1