Publicação:
Programa Educação 5.0 e a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial em uma rede municipal de educação

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Data

2024-11-28

Orientador

Galhardo, Eduardo

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A problemática desta pesquisa está inserida na análise do trabalho voltado aos estudantes elegíveis ao serviço da educação especial dentro do que propõe o Programa Educação 5.0 instituído pela rede de ensino de um município do interior paulista. É consenso que o uso de tecnologia na escola pode ter um impacto significativo na vida de estudantes com deficiência, oferecendo diversas oportunidades para facilitar o aprendizado e promover a inclusão. O objetivo deste estudo consiste em propor ações que auxiliem na inclusão deste estudante nas salas de aula regulares, no contexto do Programa de Educação 5.0. O estudo buscou, primeiramente, situá-lo no contexto histórico, evidenciando todas as lutas vivenciadas até aqui, buscando apresentar, também, a importância das políticas públicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Além disso, a pesquisa busca compreender de quais maneiras a tecnologia pode ser uma colaboradora no processo de adequação das práticas escolares para estudantes elegíveis aos Serviços da Educação Especial. Utilizou-se, como metodologia, uma abordagem qualitativa a partir da técnica análise de conteúdo. Uma das ações do Programa Educação 5.0 foi o oferecimento do curso “Educação 5.0: metodologias ativas e ensino híbrido” a todos os docentes efetivos da rede. A partir da análise dos recursos educacionais elaborados pelos professores, esta pesquisa procurou relacionar aqueles que contemplavam o estudante com deficiência. Após esta primeira análise, chegou-se ao total de 27 produtos educacionais, os quais foram analisados e separados em cinco categorias: a) área da educação; b) público-alvo; c) acessibilidade; d) deficiência ou transtorno abordado; e) recurso educacional. Por meio de um questionário, os professores autores destes recursos foram consultados, visando uma maior compreensão de como eles têm vislumbrado o estudante com deficiência e outros transtornos diante das mudanças propostas pelo Programa Educação 5.0. Na conclusão do estudo, percebemos a necessidade e importância da formação continuada dos professores buscando adequar a nova prática pedagógica, a partir do uso de metodologias ativas, às necessidades formativas de todos os estudantes, contemplando suas necessidades individuais e específicas.

Resumo (inglês)

The problem of this research is embedded in the analysis of the work aimed at students eligible for special education services within the scope of the Education 5.0 Program, instituted by the education network of a city in the interior of São Paulo. There is a consensus that the use of technology in schools can have a significant impact on the lives of students with disabilities, offering several opportunities to facilitate learning and promote inclusion. The objective of this study is to propose actions that assist in the inclusion of these students in regular classrooms, within the context of the Education 5.0 Program. The study sought, firstly, to situate it in the historical context, highlighting all the struggles experienced so far, also seeking to present the importance of public policies aimed at the inclusion of people with disabilities in schools. In addition, the research seeks to understand in what ways technology can be a collaborator in the process of adapting school practices for students eligible for Special Education Services. A qualitative approach based on the content analysis technique was used as methodology. One of the actions of the Education 5.0 Program was to offer the course “Education 5.0: active methodologies and hybrid teaching” to all permanent teachers in the network. Based on the analysis of the educational resources developed by the teachers, this research sought to relate those that contemplated students with disabilities. After this initial analysis, a total of 27 educational products were obtained, which were analyzed and separated into five categories: a) area of education; b) target audience; c) accessibility; d) disability or disorder addressed; e) educational resource. Through a questionnaire, the teachers who created these resources were consulted, aiming at a better understanding of how they have envisioned students with disabilities and other disorders in light of the changes proposed by the Education 5.0 Program. At the conclusion of the study, we realized the need and importance of ongoing teacher training, seeking to adapt the new pedagogical practice, based on the use of active methodologies, to the educational needs of all students, contemplating their individual and specific needs.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

LUCINDA, Claudiane Silva Costa. Programa Educação 5.0 e a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial em uma rede municipal de educação. Orientador: Eduardo Galhardo. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.

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