Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Das palavras que morrem na garganta: poética da brutalidade no jornal O Clarim d’Alvorada (1924-1932)

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Valéria [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida Junior, Rubens Arley de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-07-03T14:12:58Z
dc.date.issued2025-06-09
dc.description.abstractEssa pesquisa busca explorar as práticas literárias produzidas e veiculadas no jornal negro O Clarim d’Alvorada, entre os anos de 1924 e 1932. Seu objetivo principal é compreender como foi construído um projeto estético-literário, suas características e sua relação com o projeto político-ideológico do corpo editorial. Dessa maneira, procura-se analisar a poesia d’O Clarim, compreendendo enquanto um enfrentamento aos princípios antinegridade do sistema literário brasileiro e enquanto manifestação subjetiva da comunidade negra. Metodologicamente, esse trabalho se orienta pelos Estudos Negros, e pela genealogia foucaultiana para analisar o arquivo d’O Clarim, buscando rastrear vestígios de resistências e ler o sistema literário à contrapelo. Desse modo, o cerne deste trabalho está na realização de uma pesquisa documental, junto de uma análise de conteúdo quanti-qualitativa, do jornal a partir das edições disponíveis na Hemeroteca Digital. Defende-se a hipótese de que o projeto estético d’O Clarim d’Alvorada foi construído a partir da chamada poética da brutalidade, a qual expressava não somente os sentimentos de dor e sofrimento da população negra paulistana, mas sobretudo uma recusa do mundo colonial, sem ainda encontrar alternativas para superá-lo. Para analisá-la, recorreu-se ao estudo de elementos externos à literatura visando encontrar vias de interpretação. Assim, neste trabalho foi feito uma recuperação histórica da configuração urbana e geográfica do bairro do Bexiga, em São Paulo, junto de uma análise da trajetória do jornal, bem como de seu projeto político.pt
dc.description.abstractThis research aims to explore literary practices produced and expressed in the black journal O Clarim d’Alvorada, between the years 1924 and 1932. Its main objective is to understand the process of building Clarim’s aesthetic and literary project, its characteristics, and how it relates to its political and ideological project built by its editorial board. In this way, it seeks to analyze the poetry of O Clarim, understanding it as a confrontation with the anti-blackness principles of the Brazilian literary system and as a subjective manifestation of the black community. Methodologically, this paper is guided by Black Studies and by Foucault’s genealogy to analyze the archive of Black Press as a source of resistance that permits reading the literary system against the grain. So this work’s core is localized on realizing a documentary research and quanti-qualitative analyses of the content of Clarim editions available at Hemeroteca Digital. It defends the hypothesis that the aesthetic project of O Clarim d'Alvorada was built from the so-called poetics of brutality, which expressed not only the feelings of pain and suffering of the black population of São Paulo, but above all a refusal of the colonial world, without yet finding alternatives to overcome it. To analyze it, we resorted to the study of elements external to the literature in order to find ways of interpretation. Thus, in this work, a historical recovery of the urban and geographical configuration of the Bexiga neighborhood, in São Paulo, was made, along with an analysis of the newspaper's trajectory, as well as its political project.en
dc.identifier.citationALMEIDA JUNIOR, Rubens Arley. Das palavras que morrem na garganta: poética da brutalidade no jornal O Clarim d’Alvorada (1924-1932). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes4228109240572710
dc.identifier.orcid0000-0002-2459-657X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311722
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLiteratura e sociedadept
dc.subjectNegritudept
dc.subjectImprensa dos negrospt
dc.subjectGenealogiapt
dc.subjectNegros na literaturapt
dc.subjectLiterature and societyen
dc.subjectBlack literatureen
dc.titleDas palavras que morrem na garganta: poética da brutalidade no jornal O Clarim d’Alvorada (1924-1932)pt
dc.title.alternativeStrangled words in the throat: poetics of brutality in O Clarim d’Alvorada (1924–1932)en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication563996d3-7d34-4376-9e84-dfcee1867306
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery563996d3-7d34-4376-9e84-dfcee1867306
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateMarília - FFC - Ciências Sociaispt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
almeidajunior_ra_tcc_mar.pdf
Tamanho:
3.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
almeidajunior_ra_autorizacao_mar.pdf
Tamanho:
103.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: