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Publicação:
Satisfaction with the academic experience among graduate students of a brazilian public university

dc.contributor.authorFadel, Cristina Berger
dc.contributor.authorSouza, Juliana Aparecida De
dc.contributor.authorBordin, Danielle
dc.contributor.authorGarbin, Cléa Adas Saliba
dc.contributor.authorGarbin, Artênio José Ísper
dc.contributor.authorSaliba, Nemre Adas
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Ponta Grossa Faculdade de Odontologia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:44Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:44Z
dc.date.issued2018-01-01
dc.description.abstractABSTRACTObjective: The objective was to analyze the satisfaction with the academic experience among graduates of the Biological Sciences and Health area of a Brazilian public university (n=30), Pharmacy (n=45), Physical Education (n=44), Nursing (n=30), Medicine (n=39) and Dentistry (n=35), resulting in a sample of 223 academics.Methods: The data were collected through the validated instrument - 'Satisfaction Scale with Academic Experience', composed of 35 indicators and three dimensions: 'course satisfaction', 'development opportunity' and 'institution satisfaction', measured by the Five point likert scale. Descriptive statistics and Anova, Kruskal-Wallis and t-tests were applied.Results: The 'course satisfaction' dimension was the best evaluated (p<0.001), while 'institution satisfaction' was worse. Most of the academics were satisfied with most of the indicators evaluated. Greater satisfaction was attributed to interpersonal relationships, especially those involving the teacher-student relationship and the training of professionals. Worst assessments related to structural aspects such as safety, comfort and equipment supply. Medical students presented the highest overall satisfaction score, differing significantly from the worst scores: Biological Sciences (p<0.001) and Pharmacy (p<0.001). There were also differences between courses in the other dimensions (p<0.05). Regarding the demographic factors, there was no significant divergence (p>0.05).Conclusion: It is concluded that the investigated students are satisfied with the institution of higher education; However, strategies should still be established to qualify their educational process, especially institutional infrastructure.en
dc.description.abstractRESUMOObjetivo: Objetivou-se analisar a satisfação com a experiência acadêmica entre concluintes da área das Ciências Biológicas e da Saúde de uma universidade pública brasileira.Métodos: Estudo transversal, quantitativo foi desenvolvido junto a acadêmicos dos cursos presenciais de Ciências Biológicas (n=30), Farmácia (n=45), Educação Física (n=44), Enfermagem (n=30), Medicina (n=39) e Odontologia (n=35), resultando em uma amostra de 223 acadêmicos. Os dados foram coletados através do instrumento validado - ‘Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica’, composto por 35 indicadores e três dimensões: 'satisfação com o curso', 'oportunidade de desenvolvimento' e 'satisfação com a instituição', com mensuração pela escala likert de cinco pontos. Aplicou-se estatística descritiva e testes de Anova, Kruskal-Wallis e teste t.Resultados: A dimensão 'satisfação com o curso' foi a melhor avaliada (p<0,001), enquanto a 'satisfação com a instituição' a pior. A maioria dos acadêmicos mostrou-se satisfeita com a grande parte dos indicadores avaliados. Atribuiu-se maior satisfação às relações interpessoais, em especial as envolvendo o relacionamento docente-discente e a capacitação de profissionais. Piores avaliações relacionaram-se a aspectos estruturais como segurança, conforto e suprimento de equipamentos. Estudantes de medicina apresentaram o maior escore de satisfação geral, divergindo significativamente dos piores escores: Ciências Biológicas (p<0,001) e Farmácia (p<0,001). Foram verificadas também diferenças entre os cursos nas demais dimensões (p<0,05). Em relação aos fatores demográficos não houve divergência significativa (p>0,05).Conclusão: Conclui-se que os acadêmicos investigados apresentam-se satisfeitos em relação à instituição de ensino superior; contudo, devem ainda ser estabelecidas estratégias que visem qualificar o seu processo educacional, em especial, a infraestrutura institucional.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Ponta Grossa Faculdade de Odontologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Odontologia de Araçatuba Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Odontologia de Araçatuba Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social
dc.format.extent50-59
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-863720180001000073261
dc.identifier.citationRGO - Revista Gaúcha de Odontologia. Faculdade São Leopoldo Mandic, v. 66, n. 1, p. 50-59, 2018.
dc.identifier.doi10.1590/1981-863720180001000073261
dc.identifier.fileS1981-86372018000100050.pdf
dc.identifier.issn1981-8637
dc.identifier.lattes9807879196081999
dc.identifier.lattes4419158525709686
dc.identifier.orcid0000-0001-5069-8812
dc.identifier.scieloS1981-86372018000100050
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157962
dc.language.isoeng
dc.publisherFaculdade São Leopoldo Mandic
dc.relation.ispartofRGO - Revista Gaúcha de Odontologia
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectStudents, Health Occupations.en
dc.subjectComportamento do consumidorpt
dc.subjectInstituições acadêmicaspt
dc.subjectEstudantes de Ciências da Saúde.pt
dc.titleSatisfaction with the academic experience among graduate students of a brazilian public universityen
dc.title.alternativeSatisfação com a vivência acadêmica entre concluintes de uma universidade pública brasileirapt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d
unesp.author.lattes2097655397356898[5]
unesp.author.lattes9807879196081999
unesp.author.lattes4419158525709686[4]
unesp.author.orcid0000-0002-7017-8942[5]
unesp.author.orcid0000-0001-5069-8812[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatubapt

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