Publicação: O termo inovação no Ensino de Ciências: uma revisão da literatura brasileira
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Data
Orientador
Moralles, Vagner Antonio 

Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O termo inovação como campo de estudo tem sido, há algumas décadas, alvo de
pesquisas diversas na área da educação. Dentre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se
Ferretti (1995), Carbonell (2002), Cardoso (2003) e Terrazzan (2007). No contexto
educacional, inovação possui significações diferentes atreladas a um conjunto de
intervenções com a função de transformar atitudes, culturas, ideias, conteúdos, práticas
pedagógicas, modelos e currículos. Verifica-se na literatura que o termo inovação
possui uma certa fragilidade, visto que é tomado como um fim em si mesmo e como
solução para todos os problemas da educação. Além disso, existe um certo “modismo”
em adotar propostas inovadoras sem que se haja uma profunda verificação da sua
necessidade ou da sua adequação à realidade. Diante desse cenário, o objetivo desta
pesquisa foi identificar o(s) sentido(s) atribuído(s) ao termo inovação nos artigos
publicados em língua portuguesa, na área de Ensino de Ciências e propor algumas
definições para o termo. Para a consecução do objetivo de pesquisa, optou-se por
utilizar o método de revisão sistemática da literatura, para artigos em língua portuguesa
indexados no Portal de Periódicos Capes/MEC, visto que este possibilita acompanhar
como o conceito de inovação vem sendo utilizado, bem como identificar as suas
propensões teóricos-metodológicas. Para a análise das informações obtidas foi utilizada
a análise de conteúdo. O mapeamento dos artigos selecionados indicou: 1) uma
distribuição temporal uniforme dos artigos no período de 2001 – 2022; 2) em relação
aos periódicos em que esses artigos se encontram, pode-se destacar que 26% deles se
encontram na revista Ciências & Educação, 13% no Caderno Brasileiro de Ensino de
Física e 10% na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; 3) a maioria
dos artigos se encontra em periódicos de Qualis A1 e A2 na área do Ensino e A1, A2 e
B2 para a área de Educação; 4) sobre a área do conhecimento tratado nos artigos,
destaca-se a área de Ciências como a de maior recorrência (52%), seguido pela área da
Física com incidência de 24%; 5) para o nível do ensino tratado nos artigos, formação
de professores em cursos de licenciatura recebe o maior destaque (32%). A análise dos
dados permitiu, também, evidenciar as principais tipologias encontradas para as
inovações, com destaque para as “inovações curriculares” e “inovações metodológicas”.
Ademais, a análise pôde evidenciar as principais definições encontradas para as
inovações e os referenciais adotados, bem como os principais condicionantes para sua
implementação. Cabe ressaltar, ainda, que a partir dos resultados encontrados foi
proposta uma definição para o termo inovação, bem como a definição de algumas
tipologias fundamentadas em referencias adotados para a pesquisa. Por fim, com esse
trabalho espera-se oferecer um eixo orientador para futuras discussões e propostas
inovadoras.
Resumo (inglês)
The term innovation as a field of study has been, for some decades, the target of diverse
research in the field of education. Among the works developed, Ferretti (1995),
Carbonell (2002), Cardoso (2003) and Terrazzan (2007) stand out. In the educational
context, innovation has different meanings linked to a set of interventions with the
function of transforming attitudes, cultures, ideas, content, pedagogical practices,
models, and curricula. The literature shows that the term innovation has a certain
fragility, since it is taken as an end in itself and as a solution to all problems in
education. Moreover, there is a certain "fad" in adopting innovative proposals without a
thorough verification of their need or their adequacy to reality. Given this scenario, the
aim of this research was to identify the meaning(s) attributed to the term innovation in
articles published in Portuguese in the area of Science Teaching and to propose some
definitions for the term. To achieve the research objective, it was decided to use the
systematic literature review method for Portuguese language articles indexed in the
Capes/MEC Periodicals Portal, since this method makes it possible to follow how the
concept of innovation has been used, as well as to identify its theoretical and
methodological propensities. Content analysis was used to analyze the information
obtained. The mapping of the selected articles indicated: 1) a uniform temporal
distribution of the articles in the period 2001 - 2022; 2) regarding the journals in which
these articles are found, it can be highlighted that 26% of them are found in the journal
Ciências & Educação, 13% in the Caderno Brasileiro de Ensino de Física and 10% in
the Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; 3) most of the articles are
found in Qualis A1 and A2 journals in the Teaching area and A1, A2 and B2 for the
Education area; 4) regarding the area of knowledge dealt with in the articles, the
Science area has the highest recurrence (52%), followed by Physics with an incidence of
24%; 5) for the level of education dealt with in the articles, teacher training in
undergraduate courses receives the most emphasis (32%). Data analysis also allowed us
to highlight the main typologies found for innovations, especially "curricular
innovations" and "methodological innovations". Furthermore, the analysis highlighted
the main definitions found for the innovations and the references adopted, as well as the
main conditions for their implementation. It is also worth mentioning that, based on the
results found, a definition for the term "innovation" was proposed, as well as the
definition of some typologies based on references adopted for the research. Finally, with
this work we hope to offer a guiding axis for future discussions and innovative
proposals.
Descrição
Palavras-chave
Inovação, Revisão sistemática, Ensino de Ciências, Inovação metodológica, Inovação curricular, Innovation, Systematic Review, Science Teaching, Methodological Innovation, Curricular Innovation
Idioma
Português