Publicação: Construção e validação de um material educativo para gestantes da comunidade indígena xerente
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Data
Autores
Orientador
Jamas, Milena Temer 

Coorientador
Quaresma, Fernando Rodrigues Peixoto
Pós-graduação
Enfermagem - FMB 33004064081P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Introdução: A gestação é um acontecimento ilustre no ciclo de vida da mulher, ocasionando
modificações hormonais, psicológicas e físicas que programam o organismo da mãe para a
concepção de uma nova vida. As modificações, que variam entre as mulheres, são complexas
e marcantes, podendo proporcionar anseios, medos e dúvidas. Nesse período, a assistência deve
ocorrer através da agregação de ações acolhedoras, além do desenvolvimento de condutas
educativas e preventivas que permitam a detecção precoce de patologias e situações de
vulnerabilidade gestacional. A população feminina indígena, culturalmente falando, é
diferenciada, o que exige elaborações de políticas que se adequem aos conceitos étnicos
culturais. Objetivo: Elaborar e validar um material educativo relacionado à gravidez, ao parto
e puerpério destinado às mulheres indígenas da etnia Xerente. Método: Trata-se de um estudo
do tipo metodológico para construção de uma tecnologia educativa, o qual adotou as etapas de
submissão do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa; levantamento bibliográfico; levantamento
de vivências e demandas dos profissionais de área; elaboração do material educativo; validação
e tradução para a língua Akwen. O material foi construído através das etapas de sistematização
do conteúdo; seleção e elaboração das ilustrações; composição da cartilha e editoração gráfica.
Na etapa de validação do material contou-se com a participação de 11 especialistas sendo dois
médicos, cinco enfermeiros, dois metodologistas, um profissional de Letras e um designer.
Entre os participantes prevaleceu o sexo feminino (91%) e enfermeiros (73%). Para análise da
concordância entre os avaliadores optou-se pelo cálculo do Content Validity Radio (CVR). O
projeto foi aprovado no Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu sob parecer n.º
5.277.956. Resultados: O material educativo apresenta-se em formato de cartilha. Para a
sistematização do conteúdo foram identificados os temas considerados mais relevantes a partir
de revisão de literatura e de demandas elencadas pelos profissionais que atuam nas
comunidades indígenas. A versão final foi repassada para os especialistas, que avaliaram 23
itens referentes ao conteúdo, à linguagem e ilustração. Todos os itens apresentaram CVR acima
de 0,63 e o CVR global foi de 0,94. Após as correções sugeridas pelo comitê de especialistas,
o material foi encaminhado para última etapa, que compreendeu a tradução para a língua
Akwen. Considerações finais: Como produto deste estudo obteve-se a “Cartilha da Gestante
indígena Xerente”. Construído a partir das necessidades locais, o material pode fornecer
informações sobre os cuidados durante a gestação, bem como auxiliar os profissionais na
condução da assistência e interação com as gestantes da etnia Xerente
Resumo (inglês)
Introduction: Pregnancy is an illustrious event in a woman’s life cycle, causing hormonal,
psychological and physical changes that program the mother’s organism for the conception of
a new life. The changes, which vary between women, are complex and striking, and can cause
desires, fears and doubts. During this period, assistance must occur through the aggregation of
welcoming actions, in addition to the development of educational and preventive behaviors
that allow for the early detection of pathologies and situations of gestational vulnerability. The
Indigenous female population, culturally speaking, is differentiated, which requires the
development of policies that adapt to ethnic-cultural concepts. Objective: to develop and
validate educational material related to pregnancy, childbirth and the postpartum period aimed
at Indigenous women of the Xerente ethnic group. Method: This is a methodological study,
for the construction of an educational technology, which adopted the steps of: submission of
the project to the ethics and research committee; bibliographic survey; survey of experiences
and demands of professionals in the field; preparation of educational material; validation and
translation into the Akwen language. The material was constructed through the content
systematization stages; selection and preparation of illustrations; booklet composition and
graphic publishing. The material validation stage involved the participation of 11 specialists:
two doctors, five nurses, two methodologists, a lettering professional and a designer. Among
the participants, 91% were female and 73% were nurses. To analyze the agreement between
the evaluators, we chose to calculate the Radio Content Validity (CVR). The Ethics Committee
of the Botucatu Faculty of Medicine approved the project. Results: The educational material
is presented in booklet format. To systematize the content, the themes considered most relevant
were identified based on a literature review and demands listed by professionals who work in
Indigenous communities. The definitive version was passed on to the experts, who evaluated
23 items relating to content, language and illustration. All items had a CVR above 0.63 and the
overall CVR was 0.94. After the corrections suggested by the committee of experts, the
material was sent to the last stage, translation into the Akwen language. Final considerations:
As a product of this study, the “Educational booklet pregnant women from the Xerente
Indigenous” was obtained. Built based on local needs, the material can provide information
about care during pregnancy, as well as assist professionals in providing care and interaction
with pregnant women of the Xerente ethnic group.
Descrição
Palavras-chave
Saúde indígena, Pré-natal, Gravidez
Idioma
Português