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Publicação:
Representações sociais: rupturas e protagonismos nas práticas docentes no ensino superior

dc.contributor.authorCurvelo, Eliana [UNESP]
dc.contributor.authorGrego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:00Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:00Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEsse estudo buscou novas proposições sobre o ensino de graduação que é realizado, especificamente, no curso de Medicina Veterinária de uma universidade pública do Estado de São Paulo com vistas a compreender as mudanças paradigmáticas na qual se encontra a docência universitária. Sendo importante constatar quais as políticas e arranjos institucionais que deveriam ser direcionados diante da compreensão das representações sociais que revelaram esses professores. O objetivo foi investigar e identificar as representações sociais que alguns docentes têm sobre suas práticas pedagógicas. A metodologia da pesquisa foi feita sob a abordagem qualitativa, utilizando-se entrevista, questionário semiprojetivo e questionário de evocações como meio para identificar o núcleo central e periférico das representações sociais dos docentes. A partir da identificação do ensino e a articulação ensino-pesquisa como representação social dos docentes, percebeu-se a influência do modelo de universidade humboldtiano. Constatou-se que a docência universitária, mesmo entre ser organização ou instituição social, luta pela autonomia e liberdade acadêmica dos princípios e da missão de universidade.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent9995-10007
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9995-10007
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9995-10007.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5052530855906373
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141677
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.titleRepresentações sociais: rupturas e protagonismos nas práticas docentes no ensino superiorpt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
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unesp.author.lattes5052530855906373
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

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