Logotipo do repositório
 

Publicação:
Texturas do estranho: o estranho na pintura a partir do processo criativo

dc.contributor.advisorRomagnolo, Sérgio Mauro [UNESP]
dc.contributor.authorEsquivel, Talita Gabriela Robles [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-07-26T14:46:29Z
dc.date.available2017-07-26T14:46:29Z
dc.date.issued2017-05-25
dc.description.abstractA presente pesquisa de doutorado propõe uma investigação plástica em pintura circundada pelo conceito de unheimlich (estranho) de Sigmund Freud. É realizada em duas partes, produção escrita e plástica, que sofrem influência uma da outra durante os seus processos. O conceito da psicanálise parte aqui das artes plásticas. A intenção foi de vivenciar e conviver com o estranho durante o processo criativo e, dessa forma, compreendê-lo a partir do ponto de vista do processo artístico. Isso não significa necessariamente que será identificado no trabalho final, em sua impressão, pois primeiramente o estranho não está na imagem, mas no próprio indivíduo, é o que causa estranheza particularmente em cada um. Assim, procurei identificar o que seria estranho para mim, uma busca quase impossível, na maioria das vezes, já que o estranho possui um elemento familiar que não pode ser identificado, o que o confunde muitas vezes com o puramente assustador. O conceito e fenômeno do estranho, em diversos momentos, também se confundiram durante o processo de pesquisa, por ter sido possível percebê-lo sem senti-lo. Buscaram-se analogias e outras formas de se distinguir o estranho do assustador, em outros caráteres e impressões que se aproximem do estranho, mas o que parece ser seu principal caráter é justamente a impossibilidade de descrição, de reconhecimento e de entendimento. São utilizados textos de Freud e de outros autores relacionados ao estranho e às artes, buscando construir ferramentas de apoio para refletir sobre o meu próprio processo artístico.pt
dc.description.abstractMy PhD research proposes an artistic investigation in painting surrounded by Sigmund Freud's concept of unheimlich (uncanny). It is conducted in two parts, the writing and the art production, which are influencing each other during their processes. The psychoanalytic concept starts here from the visual art. The intention was to experience and live together with the uncanny throughout the creative process and, this way, understand it from the point of view of the artistic process. That not necessarily means it can be identified in the final work, in its impression, also because, at first, the uncanny is not in the image, but inside the viewer, it is what causes the uncanniness, or strangeness, particularly in each one. Thus, I tried to identify what would be uncanny to me, a search, which is almost impossible most of the time, as the uncanny has the familiar element that is not recognizable, which often confuses it with what is purely terrifying. The uncanny concept and phenomenon also got confused during the research process, as it was possible to perceive it without feeling it. It was sought analogies and other forms of distinguishing the uncanny and the terrifying, in other characters and impressions which get close to the uncanny, however, what seems to be its main character is exactly the impossibility of description, recognition, understanding. It is used texts written by Freud and other authors related to the uncanny and to the art, seeking to build tools to make a reflection about my own artistic process.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000889497
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151193
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstranhopt
dc.subjectPsicanálisept
dc.subjectSigmund Freudpt
dc.subjectProcesso criativopt
dc.subjectArtes plásticaspt
dc.subjectPinturapt
dc.subjectUncannyen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectCreative processen
dc.subjectVisual arten
dc.subjectPaintingen
dc.titleTexturas do estranho: o estranho na pintura a partir do processo criativopt
dc.title.alternativeTextures of the uncanny: the uncanny in the painting from the creative processen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes Visuaispt
unesp.researchAreaProcessos e Procedimentos Artísticos

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
esquivel_tgr_dr_ia.pdf
Tamanho:
8.19 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: