Logotipo do repositório
 

Publicação:
O estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentes

dc.contributor.advisorPancher, Andréia Medinilha [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Karine de Freitas [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-12-04T11:07:03Z
dc.date.available2017-12-04T11:07:03Z
dc.date.issued2017-10-06
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi investigar e contribuir com os professores da Educação Básica com relação às suas práticas de ensino-aprendizagem em Geografia e, especificamente, para o ensino do conceito Lugar, visando ampliar as possibilidades de prática para que os alunos compreendam o referido conceito de modo mais efetivo. Para isso, analisamos três realidades escolares do município de Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Nosso referencial teórico quanto aos saberes e práticas docentes foi: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), entre outros. Para aprofundar o conceito de Lugar recorremos principalmente a: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016), Santos (1997). A pesquisa qualitativa nos possibilitou fazer uma análise dos sujeitos envolvidos. De acordo com o embasamento teórico, foi realizada a pesquisa de campo utilizando-se o diário de campo para fazer anotações das aulas, a aplicação de questionários, visando conhecer os sujeitos envolvidos na pesquisa, a observação de aulas de Geografia, para verificar a prática dos docentes das três escolas, registros fotográficos e entrevista semi-estruturada, para a realização de um documentário sobre o Bairro Boa Vista (Uberaba-MG). Na Escola Municipal Boa Vista realizou-se atividades referentes ao Lugar Boa Vista. Na Escola Municipal Uberaba desenvolveu-se atividades referentes ao Lugar Brasil. No Colégio Tiradentes da Polícia Militar produziu-se atividades referentes ao Lugar Uberaba. Diante das diversas demandas apresentadas pelas unidades escolares, acreditamos que as atividades desenvolvidas de forma distinta provocaram reflexões e mudanças nas práticas dos professores da rede pública de ensino, incentivando-os a buscar caminhos inovadores e dinâmicos que contribuirão para o aprimoramento do conhecimento científico quanto ao ensino do conceito Lugar.pt
dc.description.abstractThe main objective of this research was to investigate and contribute with teachers of Basic Education, in relation to their teaching-learning practices in geography, and specifically to the teaching of concept Place, aiming to expand the possibilities for practice so that students understand this concept more effectively. For that, we analyze three school realities of the municipality of Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes de Polícia Militar. We developed a qualitative research of bibliographic and field nature. Our theoretical knowledge and practice regarding teachers was: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), among others. To deepen the concept Place we use mainly to: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016), Santos (1997). The qualitative research has enabled us to do an analysis of the subjects of the research. According to the theoretical basis, the field research, using the field journal to take notes of classes, the application of questionnaires, aiming to meet the subjects involved in research, observation of lessons in geography, to check the practice of teachers from the three schools, photographic records and a semi-structured interview for a documentary on the Boa Vista neighborhood (Uberaba-MG). At Escola Municipal Boa Vista held activities related to Place Boa Vista. At Escola Municipal Uberaba developed activities related to Place Brazil. At ColégioTiradentes da Polícia Militar occured activities related to Place Uberaba. On the various demands made by the school units, we believe that the activities of different ways provoked reflections and changes in the practices of teachers of public schools, encouraging them to seek innovative and dynamic ways that will contribute to the improvement of scientific knowledge about the teaching of the concept of Place.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 134467/2015-9.
dc.identifier.aleph000894798
dc.identifier.capes33004137004P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152211
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de geografiapt
dc.subjectLugarpt
dc.subjectPrática docentept
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectPlaceen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.titleO estudo do lugar no ensino de geografia: experiência com saberes e práticas docentespt
dc.title.alternativeThe study of place in the teaching of geography: experience with knowledge and teaching practicesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7837388881530232[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-1760-2078[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramGeografia - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOrganização do espaçopt
unesp.researchAreaEnsino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolarpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
amaral_kf_me_rcla.pdf
Tamanho:
5.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: