Logotipo do repositório
 

Publicação:
Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Oliveira, Edilson Moreira de

Coorientador

Pós-graduação

Ensino e Processos Formativos - FCAV/FEIS/IBILCE 33004153078P4

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Por meio das práticas docentes decorrentes dos trabalhos realizados em uma escola técnica de nível médio de São José do Rio Preto, gerou-se o que se denominou “matriz de desenvolvimento no processo de inovação”, a qual direcionou a geração de projetos inovadores para oportunidades de melhorias advindas da sociedade. Esta dissertação teve como objetivo o resgate e a teorização das ações desenvolvidas na atividade docente, a partir dos fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), do materialismo histórico-dialético, da educação e formação humana no mundo capitalista, da atividade humana laborativa na perspectiva do trabalho universal de Marx, da atividade humana educativa na perspectiva da MMD e, por fim do que se denomina de currículo oculto, na perspectiva da sociedade contemporânea. Apresenta, por meio do estudo de um caso, observações sobre como o uso da matriz pôde impactar a práxis educativa no ensino técnico e gerar um conflito entre o professor e a coordenação da escola, o que culminou na demissão do primeiro antes do término do período letivo do ano de 2015.

Resumo (inglês)

Through the teaching practices resulting from the work carried out at a technical high school in São José do Rio Preto, what is called the "development matrix in the innovation process" was created. This matrix guided the generation of innovative projects for opportunities for improvement arising from society. The objective of this dissertation was to rescue and theorize the actions developed in teaching activities, based on the principles of the Dialectical Mediation Methodology (DMM), historicaldialectical materialism, education and human formation in the capitalist world, human labor activity from the perspective of Marx's universal work, human educational activity from the perspective of DMM, and finally, what is referred to as the hidden curriculum, from the perspective of contemporary society. Through a case study, it presents observations on how the use of the matrix could impact educational praxis in technical education and generate a conflict between the teacher and the school coordination, leading to the teacher's dismissal before the end of the academic year in 2015.

Descrição

Palavras-chave

Mediação, Dialética, Currículo Oculto, Mediation, Dialectics, Hidden Curriculum

Idioma

Português

Como citar

PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação