Publicação: Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Oliveira, Edilson Moreira de 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - FCAV/FEIS/IBILCE 33004153078P4
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Por meio das práticas docentes decorrentes dos trabalhos realizados em uma escola técnica de nível médio de São José do Rio Preto, gerou-se o que se denominou “matriz de desenvolvimento no processo de inovação”, a qual direcionou a geração de projetos inovadores para oportunidades de melhorias advindas da sociedade. Esta dissertação teve como objetivo o resgate e a teorização das ações desenvolvidas na atividade docente, a partir dos fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), do materialismo histórico-dialético, da educação e formação humana no mundo capitalista, da atividade humana laborativa na perspectiva do trabalho universal de Marx, da atividade humana educativa na perspectiva da MMD e, por fim do que se denomina de currículo oculto, na perspectiva da sociedade contemporânea. Apresenta, por meio do estudo de um caso, observações sobre como o uso da matriz pôde impactar a práxis educativa no ensino técnico e gerar um conflito entre o professor e a coordenação da escola, o que culminou na demissão do primeiro antes do término do período letivo do ano de 2015.
Resumo (inglês)
Through the teaching practices resulting from the work carried out at a technical high school in São José do Rio Preto, what is called the "development matrix in the innovation process" was created. This matrix guided the generation of innovative projects for opportunities for improvement arising from society. The objective of this dissertation was to rescue and theorize the actions developed in teaching activities, based on the principles of the Dialectical Mediation Methodology (DMM), historicaldialectical materialism, education and human formation in the capitalist world, human labor activity from the perspective of Marx's universal work, human educational activity from the perspective of DMM, and finally, what is referred to as the hidden curriculum, from the perspective of contemporary society. Through a case study, it presents observations on how the use of the matrix could impact educational praxis in technical education and generate a conflict between the teacher and the school coordination, leading to the teacher's dismissal before the end of the academic year in 2015.
Descrição
Palavras-chave
Mediação, Dialética, Currículo Oculto, Mediation, Dialectics, Hidden Curriculum
Idioma
Português
Como citar
PASSARINI, Giuseppe Ricardo. Entendendo práxis educativa com o uso da metodologia da mediação dialética pelo desenvolvimento e aplicação de uma matriz no processo de inovação.. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.