Publicação: Estágio Supervisionado no Serviço Social: reflexões sobre a formação profissional
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Data
Autores
Orientador
Pimentel, Rosalinda Chedian 

Coorientador
Pós-graduação
Serviço Social - FCHS 33004072067P2
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente tese faz reflexão crítica acerca da supervisão de estágio em Serviço Social,
seu papel na formação profissional do discente e a necessidade em estabelecer
interlocução entre os sujeitos envolvidos neste processo: discente/estagiário –
supervisor acadêmico – empresas e supervisor de campo, ressaltando os novos
desafios apresentados à profissão em uma perspectiva ampla de atuação e
enfrentamento das questões postas para o desenvolvimento da prática consciente e
eficaz, embasada numa formação qualificada. A construção teórica como estudo
analítico e crítico, de caráter quantitativo e qualitativo, como procedimento de análise
a partir do campo pesquisado, a Universidade do Estado de Minas Gerais/MG, em
que fizeram parte, enquanto sujeitos da pesquisa, os 23 discentes do Curso de
Serviço Social do oitavo período do ano de 2022, a Coordenadora do Curso,
Supervisores de Campo e seis Supervisoras Acadêmicas. Aborda-se reflexões da
formação profissional, visando a construção de estratégias da categoria frente os
rebatimentosda precarização da Educação Superior e do mundo do trabalho no
Serviço Social, especificamente no estágio supervisionado. Tem como objetivo geral
analisar o processo de estágio supervisionado no Curso de Serviço Social na
Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos-MG, na formação
profisisonal e com objetivos específicos: identificar o perfil dos(as) assistentes sociais
superviores de campo e acadêmicos que supervisionam alunos na Unidade de
Passos; mapear os espaços sócio ocupacionais em que são realizados os estágios
supervisionados de campo do Curso de Serviço Social e identificar como é realizada
a supervisão de campo e acadêmica com estagiários no último período do Curso de
Serviço Social, investigar as relações de ensino-aprendizagem dos sujeitos envolvidos
no estágio supervisionado. A metodologia da pesquisa foi sistematizada no
levantamento bibliográfico de caráter exploratório sobre o tema proposto, análise
documental e pesquisa de campo, realizada através de entrevistas semi-estruturadas
e aplicação de questionário. No término da pesquisa, foi possível confirmar as
principais contribuições que o estágio supervisionado traz aos discentes, bem como
levantar os entraves mais relevantes e os meios para superá-los. Ressalta-se a
importância das contribuições que o estágio supervisionado pode proporcionar e que
existem muitos desafios a serem superados para a qualidade da formação
profissional, preparando assistentes sociais capacitados para atuar nas múltiplas
expressões da questão social.
Resumo (inglês)
This thesis makes a critical reflection on internship supervision in Social Work, its role
in the student's professional training and the need to establish dialogue between the
subjects involved in this process: student/intern – academic supervisor – companies
and field supervisor, highlighting the new challenges presented to the profession in a
broad perspective of action and facing the issues posed for the development of
conscious and effective practice, based on qualified training. The theoretical
construction as an analytical and critical study, of a quantitative and qualitative nature,
as an analysis procedure based on the researched field, the State University of Minas
Gerais/MG, in which the 23 students of the Course took part, as research subjects. of
Social Service for the eighth period of the year 2022, the Course Coordinator, Field
Supervisors and six Academic Supervisors. Reflections on professional training are
discussed, aiming to build category strategies in the face of the consequences of the
precariousness of Higher Education and the world of work in Social Service,
specifically in supervised internships. Its general objective is to analyze the supervised
internship process in the Social Service Course at the State University of Minas
Gerais/Passos-MG Unit, in professional training and with specific objectives: to identify
the profile of supervising field and academic social workers who supervise students at
the Passos Unit; map the socio-occupational spaces in which the supervised field
internships of the Social Service Course are carried out and identify how field and
academic supervision is carried out with interns in the last period of the Social Service
Course, investigate the teaching-learning relationships of the subjects involved in the
supervised internship. The research methodology was systematized in an exploratory
bibliographic survey on the proposed topic, document analysis and field research,
carried out through semi-structured interviews and questionnaire application. At the
end of the research, it was possible to confirm the main contributions that the
supervised internship brings to students, as well as identify the most relevant obstacles
and the means to overcome them. It is important to highlight the importance of the
contributions that supervised internships can provide and that there are many
challenges to be overcome for the quality of professional training, preparing qualified
social workers to work in multiple expressions of social issues.
Descrição
Palavras-chave
Formação Profissional, Estágio Curricular Supervisionado, Serviço Social, Professional Training, Supervised Curricular Internship, Social Service
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, Evana Barros Pereira. Estágio Supervisionado no Serviço Social:
reflexões sobre a formação profissional. 2023. 215 f. Tese (Doutorado em Serviço
Social) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2023.