Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estado da arte das pesquisas sobre imagens no ensino de geografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Pezzato, João Pedro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Geografia - IGCE

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nos últimos anos observa -se o crescimento de programas e pesquisas na área da Educação com diferentes temas. No caso do ensino de Geografia, apesar de predominar o ensino tradicional, são muitos os professores que buscam e utilizam inovações, com base nas produções acadêmicas. As imagens possuem papel fundamental na constituição do nosso cognitivo e atualmente seu alcance é deliberado com avanço tecnológico e acesso às redes de comunicação por grande parte da população. Dessa forma, a presente pesquisa teve como finalidade verificar como está a produção científica com relação ao uso de imagens no ensino de Geografia, tendo como recorte o período de 2010 a 2020. A pesquisa se configura como Estado da Arte e os procedimentos metodológicos deste trabalho são realizados segundo o método de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (1977; 2016). Foram realizadas coletas do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos repositórios das instituições de pesquisas, totalizando em 84 trabalhos analisados com o suporte do programa Atlas.ti. Assim, as pesquisas encontradas se preocupam com relação ao ensino de Geografia através das imagens, indo de encontro ao que propõem os currículos oficiais. Essas pesquisas focam especialmente em analisar as imagens que estão sendo retratadas pelos livros didáticos, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas utilizando as imagens e nas Geotecnologias e TICs no ensino.

Resumo (inglês)

In recent years, there has been a growth in programs and research in the area in education with different themes. In the case of geography teaching, although traditional teaching predominates, there are many teachers who seek and use innovations, based on academic productions. Images play a fundamental role in the constitution of our cognitive skills and currently their reach is deliberate with technological advances and access to communication networks by a large part of the population. Thus, this research has to verify how the scientific production is in relation to the use of images in the teaching of Geography, having as a cut the period of 2010 to 2020. The research is configured as State of Art and the methodological procedures of this work are performed according to the method of Content Analysis (CA) of Bardin (1977; 2016). Collections were carried out from the CAPES Theses and Dissertations Catalog and from the repositories of the research institutions, totaling 84 works analyzed through the support of the Atlas.ti program. Thus, the research found is concerned with the teaching of geography through images, going according to what the official curriculum proposes. These researches focus especially on analyzing the images that are being portrayed by didatic books, with the development of pedagogical practices using images and with geotechnologies and ICTs in teaching.

Descrição

Palavras-chave

Geografia, Ensino, Imagens, Estado da arte, Geography, Teaching, Images, State of art

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação