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Publicação:
A BNCC promove equidade racial?

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Orientador

Bortz, Graziela
Galvão, Daisy Alves Fragoso

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Música - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Com o aumento das políticas e leis focadas em temáticas sociais, alguns documentos educacionais foram elaborados considerando-as. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais recente desses documentos. O documento estabelece como um de seus principais objetivos promover a equidade racial. O objetivo desta pesquisa foi analisar de que maneira essa equidade é demonstrada ou não na área artística, em especial na área de música. O trabalho consiste de revisão bibliográfica e documental com foco em contextualizar a importância histórica do documento se manifestar explicitamente contra preconceitos, tendo em vista que o Estado por diversos séculos os promoveu.

Resumo (inglês)

With the increasing number of politics and laws focused on social themes, some educacional documents were made considering them. The Base Nacional Comum Curricular is the most recent of these documents. The document establishes one of its main objectives to promote racial equality. The objective of this research was to analyze in which manner this equality is shown or not in the artistic area, in particular in the area of music. This work consists of literature and documental review focused on the historic importance of the document manifest itself explicitly against prejudice, having in mind that the Estate for many centuries promoted it.

Descrição

Palavras-chave

Música e sociedade, Música e Estado, Base Nacional Comum Curricular, Racismo, Relações étnicas

Idioma

Português

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