Publicação: A BNCC promove equidade racial?
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Data
Autores
Orientador
Bortz, Graziela 

Galvão, Daisy Alves Fragoso
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Com o aumento das políticas e leis focadas em temáticas sociais, alguns documentos educacionais foram elaborados considerando-as. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais recente desses documentos. O documento estabelece como um de seus principais objetivos promover a equidade racial. O objetivo desta pesquisa foi analisar de que maneira essa equidade é demonstrada ou não na área artística, em especial na área de música. O trabalho consiste de revisão bibliográfica e documental com foco em contextualizar a importância histórica do documento se manifestar explicitamente contra preconceitos, tendo em vista que o Estado por diversos séculos os promoveu.
Resumo (inglês)
With the increasing number of politics and laws focused on social themes, some educacional documents were made considering them. The Base Nacional Comum Curricular is the most recent of these documents. The document establishes one of its main objectives to promote racial equality. The objective of this research was to analyze in which manner this equality is shown or not in the artistic area, in particular in the area of music. This work consists of literature and documental review focused on the historic importance of the document manifest itself explicitly against prejudice, having in mind that the Estate for many centuries promoted it.
Descrição
Palavras-chave
Música e sociedade, Música e Estado, Base Nacional Comum Curricular, Racismo, Relações étnicas
Idioma
Português