PRODEMA – Programa de Resposta à Intervenção (RTI) em segunda camada para Desenvolvimento das habilidades Matemáticas: elaboração e estudo-piloto
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Data
Orientador
Germano, Giseli Donadon 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências da Saúde e Comunicação Humana - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
INTRODUÇÃO: O baixo rendimento escolar em Matemática tem preocupado profissionais da área da educação e da saúde. Estudos têm apontado que identificação precoce, intervenção e monitoramento podem melhorar o desempenho dos escolares com risco para aprendizagem em Matemática. OBJETIVOS: O presente estudo teve como objetivo elaborar um programa de resposta à intervenção (RTI) em segunda camada para desenvolvimento das habilidades matemáticas e aplicá-lo em um estudo-piloto com escolares do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental I (EFI). MÉTODO: Este estudo foi dividido em duas fases. Na fase 1 foi realizada a elaboração de um programa de remediação e na fase 2, procedeu-se à verificação da
aplicabilidade do programa elaborado na fase 1 em um estudo-piloto. A fase 1 se iniciou com a realização de uma revisão bibliográfica e foi composta por dois módulos. O Módulo 1, elaboração do protocolo de RASTREIO, desenvolvido a partir da revisão bibliográfica e foi composto por cinco módulos, sendo Processamento Numérico – Transcodificação (Modelo Triplo Código); Linha numérica mental; Valor posicional; Adição; e Subtração, totalizando 16 tarefas. Módulo 2: elaboração das sessões de REMEDIAÇÃO compostas por 20 tarefas também envolvendo as habilidades de: Processamento Numérico – Transcodificação (Modelo Triplo Código); Linha numérica mental; Valor posicional; Adição e Subtração de um e dois dígitos. Na fase 2 foi aplicado o estudo-piloto com 201 escolares, sendo 101 escolares do 1º ano do (EFI), na faixa etária de 6 anos a 6 anos e 11 meses, e 100 escolares do 2º ano do (EFI), na faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses. Todos os escolares foram submetidos ao rastreio elaborado no módulo 1. Dos 201 escolares que participaram do rastreio foram selecionados 44 escolares de risco para dificuldades no desenvolvimento da aprendizagem matemática, mas 05 escolares foram excluídos devido a motivos de doenças e de mudança de escola. No entanto, 39 escolares participaram de todas as etapas, divididos em 2 grupos. Grupo I (GI: 14 escolares dos 1º anos) e Grupo II (GII: 25 escolares dos 2º anos). RESULTADOS: Na fase 1: verificou-se que foi possível elaborar um programa para identificar escolares de risco para dificuldades matemáticas, a partir da revisão de literatura consultada; a fase 2, verificou-se diferença significante na comparação entre pré e pós-testagem para os escolares de GI e GII, corroborando a aplicabilidade do PRODEMA. CONCLUSÃO: Foi possível elaborar um programa no modelo RTI, composta de um rastreio e um programa de remediação, sendo este de fácil manuseio pelo escolar e pelo aplicador, e possibilitando não somente a identificação precoce a partir de seu rastreio; o programa de remediação demonstrou sua eficácia, dirimindo as dificuldades dos escolares, e possibilitando a confirmação do risco em apenas 9 escolares na pós-testagem.
Resumo (inglês)
INTRODUCTION: Low academic performance in Mathematics has raised concerns among professionals in the fields of education and health. Studies have indicated that early identification, intervention, and monitoring can improve the performance of students at risk for learning difficulties in Mathematics. OBJECTIVES: The present study aimed to develop a second-tier Response to Intervention (RTI) program for the development of mathematical skills and to implement it in a pilot study with 1st and 2nd-grade students in Elementary School I (EFI). METHOD: This study was divided into two phases. In Phase 1, a remediation program was developed, and in Phase 2, the applicability of the program created in Phase 1 was tested in a pilot study. Phase 1 began with a literature review and consisted of two modules. Module 1: Development of a SCREENING protocol based on the literature review, composed of five modules: Numerical Processing – Transcoding (Triple Code Model); Mental Number Line; Positional Value; Addition; and Subtraction, totaling 16 tasks. Module 2: Development of REMEDIATION sessions composed of 20 tasks also involving the following skills: Numerical Processing – Transcoding (Triple Code Model); Mental Number Line; Positional Value; and One- and Two-Digit Addition and Subtraction. In Phase 2, the pilot study was carried out with 201 students: 101 students from the 1st grade of EFI (aged 6 years to 6 years and 11 months), and 100 students from the 2nd grade of EFI (aged 7 years to 7 years and 11 months). All students underwent the screening developed in Module 1. Out of the 201 students screened, 44 were identified as at risk for difficulties in mathematical learning development. However, 5 students were excluded due to illness or school transfer. Ultimately, 39 students completed all stages of the study, divided into two groups: Group I (GI: 14 students from the 1st grade) and Group II (GII: 25 students from the 2nd grade). RESULTS: In Phase 1, it was found that it was possible to develop a program to identify students at risk for mathematical difficulties, based on the literature reviewed. In Phase 2, a significant difference was observed when comparing pre- and post-test scores for both GI and GII students, confirming the applicability of PRODEMA. CONCLUSION: It was possible to develop an RTI-model program composed of a screening protocol and a remediation program. The program is user-friendly for both students and facilitators and enables early identification through screening. The remediation program proved effective in mitigating student difficulties, with only 9 students remaining at risk in the post-test phase.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Resposta à intervenção (Crianças com distúrbios da aprendizagem), Escolares 1º e 2º anos, Ensino fundamental, Mathematics, Response to intervention (Learning disabled children), Elementary school
Idioma
Português
Citação
PICININI, Rita dos Santos de Carvalho. PRODEMA – Programa de Resposta à Intervenção (RTI) em segunda camada para Desenvolvimento das habilidades Matemáticas: elaboração e estudo-piloto. 2025. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde e Comunicação Humana) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.