Publicação:
A avaliação dos conteúdos de geografia, no Ensino Fundamental I: uma comparação dos métodos avaliativos

dc.contributor.advisorMaia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.authorCezarano, Basya [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-03-17T11:21:06Z
dc.date.available2025-03-17T11:21:06Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA geografia integra-se na vida de todas as pessoas e está presente na vida diária de cada indivíduo, visto que é através do conhecimento geográfico que se obtém conhecimentos de localização, noção espacial e também sobre as relações do indivíduo com o meio onde vive. No ambiente escolar, a geografia está presente desde a Educação Infantil e a cada etapa escolar é acrescida de conhecimentos mais específicos. Todavia, é no Ensino Fundamental I que os conteúdos são introduzidos aos escolares, através da alfabetização e do letramento geográfico, visando o desenvolvimento dos principais temas da Geografia escolar. Assim sendo, este trabalho tem por finalidade produzir uma análise sobre as condições avaliativas descritas tanto no Parâmetro Curricular Nacional (PCN) quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, esse trabalho é desenvolvido através de uma abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular, voltada para análises sobre as condições avaliativas dos conteúdos de Geografia, no Ensino Fundamental I. Assim sendo, é possível notar mais semelhanças do que diferenças entre os documentos. Ambos se diferenciam apenas na metodologia proposta para a realização das avaliações dos conteúdos curriculares.pt
dc.description.abstractGeography is integrated into the lives of all people and is present in the daily life of each individual, since it is trough geographical knowledge that knoeledge of location, spatial notion and also about the individual's relations with the environment where he lives is obtained. In the school environment, geography is present in Early Childhood Education and more specific knowledge is added to each school stage. However, it is in Elementary School I that the contents are introduced to schoolchildren, through literacy and geographic literacy, the development of the main themes of school geography. Therefore, this work has the task of producing an analysis on the identical evaluation conditions both in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). However, thi work is developed through a qualitative approach, through bibliographic research and documentary analysis of the Parâmetros Curriculares Nacionais and the Base Nacional Comum Curricular, focused on analysis on the evaluative conditions of the contents of Geography, in Elementary School I. Therefore, it is possible to notice mor similarities than differences between the documents. Both differ only in the methodology proposed for the realization of curriculum theories.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/295511
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt
dc.subjectPCNpt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectElementary School Ien
dc.titleA avaliação dos conteúdos de geografia, no Ensino Fundamental I: uma comparação dos métodos avaliativospt
dc.title.alternativeAssessment of geography content in Elementary School I: a comparison of assessment methodsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cezarano_b_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
3.2 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
cezarano_b_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
321.47 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: