Memória e vida feliz em Santo Agostinho: uma leitura de Confissões X
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Data
Autores
Orientador
Ivanov, Andrey. 

Coorientador
Pós-graduação
Filosofia - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem por objetivo, apresentar uma leitura e comentário do livro X das Confissões, com foco nas noções de memória e vida feliz. No primeiro capítulo, foi realizado uma exposição das Confissões, destaca-se o livro X, em que Agostinho com seu coração inquieto e com seu modo singular de pensar, questionando procura conhecer o estado da sua alma e nessa peregrinação em sua interioridade observa o mundo interior, analisa como está a saúde da sua alma e nesse processo, reorienta-se pela conversão da sua própria vida, deixando os vícios, através da ascese procura fortalecer sua alma nas virtudes. No segundo capítulo, analisa-se a busca de Deus na interioridade através da leitura da primeira parte (X, 6, 8 - 27, 38), em que Agostinho descreve a descoberta da interioridade, a amplitude da memória e a presença de Deus acima e na memória. Por intermédio de uma ascensão gradativa, considera as imagens aprendidas e retidas na memória, bem como, a vivência da recordação, das lembranças e do esquecimento. Nesse itinerário de escuta da própria alma, permeada pela esperança e com a vontade de encontrar Deus que está presente em sua interioridade procura alcançar a vida feliz, que consiste chegar no porto da pátria da felicidade e descansar na plenitude da paz. No terceiro capítulo, referente à segunda parte (X, 28, 39 - 39, 64), trata-se da continência e tríplice concupiscência, quando então Agostinho descreve a necessidade de pedir a Deus o dom da continência para superar as três tentações que afligem o homem em sua existência: a concupiscência da carne (concupiscentia carnis), a concupiscência dos olhos (concupiscentia oculorum) e o orgulho ou ambição do século (ambitio saeculi). Para vencer cada uma dessas tentações, que desviam à vontade e geram vícios Agostinho apresenta três remédios: (1) a reflexão, para resgatar a ordem e o fim pelo qual cada coisa foi criada harmonicamente, (2) a busca da verdade primeira, iluminando a inteligência por meio da fé, e (3) a caridade, ordenando o amor a Deus e ao próximo. Pedindo o dom da graça, vivendo uma ascese, em que examina a consciência evita-se afastar dos vícios e tentações, buscando ainda fortalecer-se por intermédio das virtudes, em uma vida orientada e reorganizada a partir do amor a Deus, é possível estar cada dia mais próximo da vida feliz.
Resumo (inglês)
The aim of this work is to present a reading and commentary on Book X of Confessions focusing on the notions of memory and happiness. In the first chapter, we give an account of the Confessions, especially Book X, where Augustine, with his restless heart and his unique way of questioning, seeks to know the state of his soul. And in this pilgrimage into his interior, he observes the inner world, analyzes the health of his soul and, in the process, reorients himself through the conversion of his own life, leaving the vices behind, and through ascesis seeks to strengthen his soul in the virtues. In the second chapter, we analyze the search for God in interiority by reading the first part (X, 6,8 - 27,38), in which Augustine describes the discovery of interiority, the breadth of memory and the presence of God above and in memory. Through a gradual ascent, he considers the images learned and retained in memory, as well as the experience of recollection, memories, and forgetting. In this journey of listening to his own soul, permeated by hope, and with the desire to find God who is present in his interiority, he seeks to reach the happiness of life, which consists of arriving at the port of the homeland of happiness and resting in the fullness of peace. In the third chapter, referring to the second part (X, 28.39 - 39.64), we will deal with continence and the threefold concupiscence, when Augustine describes the need to ask God for the gift of continence in order to overcome the three temptations that afflict man in his existence: the concupiscence of the flesh (concupiscentia carnis), the concupiscence of the eyes (concupiscentia oculorum) and the pride or ambition of the world (ambitio saeculi). To overcome each of these temptations, which divert the will and generate vices, Augustine presents three remedies: (1) reflection to recover the order and purpose for which each thing was created harmoniously, (2) the search for the first truth, enlightening the intelligence through faith, and (3) charity, ordering love for God and neighbor. By praying for the gift of grace, living an ascesis that examines one's conscience to avoid and distance oneself from vices and temptations, and seeking to strengthen oneself every day through the virtues, in a life oriented and reorganized on the basis of love for God, it is possible to get closer to a happiness life every day.
Descrição
Palavras-chave
Memória, Interioridade, Felicidade, Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430, Confissões, Memory, Interiority, Happiness, Augustine of Hippo (354-430), Confessions
Idioma
Português
Citação
BIZERRA, João Antonio Veiga. Memória e vida feliz em Santo Agostinho: uma leitura de Confissões X. Orientador: Andrey Ivanov. 2025. 123 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

