Publicação:
História da disciplina Geografia: contribuições da memória de uma educadora

dc.contributor.advisorAlmeida, Rosangela Doin de [UNESP]
dc.contributor.advisorPezzato, João Pedro [UNESP]
dc.contributor.authorLaubstein, Geórgia Stefânia Picelli [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:52Z
dc.date.available2014-06-11T19:27:52Z
dc.date.issued2008-08-22
dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada através do relato oral de uma educadora, busca fornecer subsídios à reflexão histórica da disciplina Geografia. O estudo fundamentou-se, principalmente, na compreensão do relato biográfico de Livia de Oliveira, professora de Geografia que há tempos vem colaborando para o desenvolvimento de pesquisas sobre o Ensino de Geografia, tanto no nível universitário como no nível fundamental de educação. Partindo de suas rememorações, tentamos refletir sobre a influência desta professora na constituição da Geografia Escolar brasileira. Adotamos como método de trabalho as entrevistas e a coleta de depoimentos, como forma de registrar as memórias da professora; a partir de suas memórias fomos delineando nossa pesquisa. No decorrer do trabalho discutimos algumas implicações da metodologia da História Oral, bem como concepções sobre memória e rememoração, fundamentais às nossas reflexões.pt
dc.description.abstractThis research, made trough the oral report an educator, intends to contribute to the historical reflection of the discipline Geography. The study was mainly based on the understanding of the biographical report of Livia de Oliveira, teacher of Geography that a long time have been collaborating for the development of researches about the teaching of Geography, in the academicals level and in the fundamental level of education. Leaving of your remembrances, we tried to reflect about this teacher's influence in the constitution of the Scholastic Geography in Brazil. We adopted as work method the interviews and the collect of testimony, as a form of registering the memories of this teacher; starting from your memories, we went delineating our research. In elapsing of the work we discussed some implications of the methodology of the Oral History, as well as conceptions about memory and remembrance, fundamental to our reflections.en
dc.format.extent226 f. : il.
dc.identifier.aleph000546071
dc.identifier.capes33004137004P0
dc.identifier.citationLAUBSTEIN, Geórgia Stefânia Picelli. História da disciplina Geografia: contribuições da memória de uma educadora. 2008. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
dc.identifier.filelaubstein_gsp_me_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95697
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectBiografiapt
dc.subjectGeografia escolarpt
dc.subjectMemóriaspt
dc.subjectBiographyen
dc.subjectTeaching of geographyen
dc.subjectScholastic geographyen
dc.subjectMemoriesen
dc.titleHistória da disciplina Geografia: contribuições da memória de uma educadorapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramGeografia - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOrganização do espaçopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
laubstein_gsp_me_rcla.pdf
Tamanho:
774.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format