Publicação: O teatro em espaços não convencionais como dispositivo para outras partilhas do ambiente escolar
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Machado, Vinicius Torres 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte - Teatro - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esta monografia visa apresentar alternativas para a introdução do teatro em espaços não convencionais na educação, a partir da análise da relação de interdependência entre arte e política e de uma reflexão sobre o planejamento espacial e sua influência sobre o comportamento do indivíduo em sociedade. Primeiramente, discorro com relação à concepção de Rancière sobre a partilha do sensível e a relevância da arte para a proposição de outras partilhas do ambiente escolar. Na segunda parte exponho sobre o movimento situacionista a fim de tecer um paralelo entre o meio urbano e as instituições de ensino, como modo de repensar a mobilização política e artística dos estudantes nas escolas. Por fim, proponho uma investigação sobre o espaço escolar e os métodos disciplinares incorporados, para assim levantar alguns exercícios que possam ser realizados em aulas de teatro, como dispositivos para a problematização da Escola.
Descrição
Palavras-chave
Teatro - Aspectos políticos, Teatro - Estudo e ensino, Teatro e juventude, Teatro e sociedade, Theater - Political aspects
Idioma
Português
Como citar
STEINECKE, Tatiana. O teatro em espaços não convencionais como dispositivo para outras partilhas do ambiente escolar. 2017. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatra em Artes - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.