Logotipo do repositório
 

Publicação:
O teatro em espaços não convencionais como dispositivo para outras partilhas do ambiente escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Machado, Vinicius Torres

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Arte - Teatro - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esta monografia visa apresentar alternativas para a introdução do teatro em espaços não convencionais na educação, a partir da análise da relação de interdependência entre arte e política e de uma reflexão sobre o planejamento espacial e sua influência sobre o comportamento do indivíduo em sociedade. Primeiramente, discorro com relação à concepção de Rancière sobre a partilha do sensível e a relevância da arte para a proposição de outras partilhas do ambiente escolar. Na segunda parte exponho sobre o movimento situacionista a fim de tecer um paralelo entre o meio urbano e as instituições de ensino, como modo de repensar a mobilização política e artística dos estudantes nas escolas. Por fim, proponho uma investigação sobre o espaço escolar e os métodos disciplinares incorporados, para assim levantar alguns exercícios que possam ser realizados em aulas de teatro, como dispositivos para a problematização da Escola.

Descrição

Palavras-chave

Teatro - Aspectos políticos, Teatro - Estudo e ensino, Teatro e juventude, Teatro e sociedade, Theater - Political aspects

Idioma

Português

Como citar

STEINECKE, Tatiana. O teatro em espaços não convencionais como dispositivo para outras partilhas do ambiente escolar. 2017. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatra em Artes - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação