Publicação:
Processo de intervenção psicológica avaliativo-formativo diante as queixas de dificuldades escolares: contribuições da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica

dc.contributor.advisorLima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
dc.contributor.authorSalomão, Fabiane Rizo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-11T17:58:16Z
dc.date.available2025-02-11T17:58:16Z
dc.date.issued2024-08-28
dc.description.abstractA avaliação psicológica é um tema clássico e polêmico na Psicologia, sendo que, desde o final da década de 1970 no Brasil, os processos tradicionais e positivistas de avaliação tem recebido crítica, devido ao reducionismo de suas explicações naturalizantes e psicologizantes sobre o desenvolvimento humano, sendo que a crítica aos testes padronizados e tecnicistas de quantificação da inteligência e mensuração do psiquismo humano tem sido severa. A crítica tem apontado a necessidade de revisão das concepções e métodos utilizados pela Psicologia escolar e educacional para avaliar as queixas escolas de estudantes, pois ainda vemos o fenômeno do fracasso escolar na educação brasileira, fato que tem feito aumentar o encaminhamento de estudantes para avaliação psicológica, levando a produção de laudos que rotulam, estigmatizam e intensificam a medicalização na/da educação. Este cenário nos motivou a sistematizar uma proposta de intervenção psicológica avaliativo-formativa que tenho assumido em minha atuação como psicóloga escolar no CAA (Centro de Avaliação e Acompanhamento) da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e como aprofundamento de nossa pesquisa de mestrado e outras pesquisas que temos participado no GEIPEE (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar) da UNESP-Presidente Prudente. A citada proposta de intervenção psicológica estrutura-se por meio de atividades lúdicas e educativas (ludopedagógicas) e assume os pressupostos da Psicologia histórico-cultural em diálogo com a Pedagogia histórico-crítica, iluminada pelos princípios filosóficos do materialismo histórico-dialético, considerando a necessidade de avaliação de crianças que têm sido encaminhadas para serviços de psicologia, devido a queixas escolares de dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Defendemos a tese da necessidade de sistematização e aplicação de um processo de intervenção histórico dialético que seja avaliativo e formativo, com objetivo de favorecer a identificação do nível efetivo de desenvolvimento e avanço no plano potencial dos sujeitos, enfatizando ações lúdicas e educativas por meio de jogos e brincadeiras como mediadores do desenvolvimento de funções psicológicas como linguagem, pensamento, sentimentos, dentre outras funções essenciais para o desenvolvimento de capacidades psíquicas que possibilitem aos estudantes o enfrentamento consciente e crítico das queixas escolares, para que possam avançar no seu processo de escolarização. O objetivo principal é contribuir para a produção de conhecimentos teórico-práticos que respaldem o trabalho da psicóloga(o) do professor (a) na educação escolar, assim como, instrumentalizar os familiares/responsáveis dos estudantes na ressignificação da queixa escolar. Os caminhos metodológicos da pesquisa se respaldaram na pesquisa teórico-bibliográfica e documental, assim como, pela análise de situações exemplo de estudantes acompanhados no CAA, sendo que, para aprofundamento dos dados, estudamos o caso de uma criança que participou de um processo interventivo avaliativo-formativo no CAA. Os dados da pesquisa foram coletados a partir da observação-participante, registros escritos e fotográficos, conversas e entrevistas com os pais e professores. Os resultados apontam os avanços na linguagem, pensamento, expressão de emoções e sentimentos, assim como, no processo de aprendizagem da leitura e escrita da criança sujeito do estudo.pt
dc.description.abstractPsychological assessment has become a classic theme in Psychology, being an object of study and critic of several authors, whose detected the reductionism of analysis resulting from naturalizing and psychologizing explanations of human development. As well as the criticism of the application of standardized tests to mathematize the intelligence and psychic life of the subjects. This criticism pointed out the need to revise the conceptions and methods of used by school and educational psychology to assess students' school complaints, situation that has engendered the increase in the referral of students for evaluation, leading to the production of reports, which label, stigmatize and intensify the medicalization in the education. This worrisome scenario led us to systematize a proposal based on historical-cultural psychology for the evaluation of the school complaints. To carry out this proposal, we defend the thesis of a formative evaluative psychological intervention process, based on the foundations of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy to propose a process that enables situations of evaluation of the effective development and, at the same time, favors the potential learning of students. Our main objective is to contribute to the production of theoretical-practical knowledge that can support the work of the psychologist and assist the work of the teacher, involving family members/guardians so that they can re-signify the school complaint. In order to face the challenge of constructing our thesis, we assume the methodological paths offered by theoretical-bibliographic and documentary research, illustrate with example situations of students monitored at the Evaluation Center (CAA) from the city of Presidente Prudente/SP, and deepen the theoretical analysis from the case study of a student assisted in the CAA. We conclude by discussing the results based on the advances identified in the capacities developed in the student regarding their language, thinking, expression of emotions and feelings, learning process of reading and writing of the subject of study.en
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationSALOMÃO, Fabiane Rizo. Processo de intervenção psicológica avaliativo-formativo diante as queixas de dificuldades escolares: contribuições da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Orientador: Vanda Moreira Machado Lima. 2025. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.pt
dc.identifier.lattes2391716449331522
dc.identifier.orcid0000-0002-0906-6095
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260734
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAvaliação psicológicapt
dc.subjectIntervenção psicológica avaliativo-formativapt
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.subjectPsychological assessmenten
dc.subjectFormative-evaluative psychological interventionen
dc.subjectHistorical-cultural psychologyen
dc.titleProcesso de intervenção psicológica avaliativo-formativo diante as queixas de dificuldades escolares: contribuições da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-críticapt
dc.title.alternativeProcess of evaluative-formative psychological intervention in the face of complaints of school difficulties: contributions of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogyen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação dos profissionais da educação, políticas educativas e escola.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
salomao_fr_dr_prud.pdf
Tamanho:
3.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: