Logo do repositório
 

Projeto Reciclóleo: análise de ações que contribuem para a educação ambiental no currículo do ensino fundamental I

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Lourenzani, Wagner Luiz

Coorientador

Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa
Dos Santos, Paulo Sérgio Barbosa

Pós-graduação

Agronegócio e Desenvolvimento - FCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os projetos de educação ambiental contribuem significativamente no processo de aprendizagem, visando a conscientização da sociedade no sentido de minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem do Projeto Reciclóleo sobre os conteúdos de educação ambiental presentes no currículo do ensino fundamental I e nos documentos que norteiam o currículo. Para atingir o objetivo, a pesquisa foi pautada numa revisão de literatura sobre educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, além da análise de alguns documentos pertinentes: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), Referencial Curricular do Sistema SESI de Ensino, Material didático (apostilas do SESI), Projeto político-pedagógico (PPP) da instituição de ensino analisada e Projeto Reciclóleo. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida de forma exploratória e descritiva, a fim de interpretar um fenômeno relacionado às contribuições do Projeto Reciclóleo, como suas ações conduziram os conteúdos para atender aos objetivos. A estratégia metodológica utilizada foi a triangulação de dados que, para investigar esse fenômeno, utilizou a associação de métodos de coleta de dados: pesquisa documental e revisão de literatura. Os resultados revelam a importância do Projeto Reciclóleo atuante na educação, possibilitando a complementação de conteúdos de educação ambiental no currículo das instituições de ensino da rede municipal de Tupã, trazendo potencial de multiplicar ações e atingir cada vez mais pessoas, buscando engajamento, conscientização e mudanças significativas para uma relação harmoniosa entre o ser humano e a natureza. Entre os principais autores da pesquisa, estão Leff (2001, 2006); Layrargues e Lima (2014) e Reigota (2016). Palavras-chave: Educação Ambiental. Óleo de cozinha. Gestão de resíduos sólidos. Currículo.

Resumo (inglês)

Environmental education projects make a significant contribution to the process of learning, with a view to raising awareness in society in order to minimize the environmental impacts caused by waste. From this perspective, this research aimed to analyze the approach of the Reciclóleo Project regarding the environmental education content present in the elementary school I curriculum and in the documents that guide the curriculum. In order to achieve this objective, the research was based on a literature review on environmental education and solid waste management, as well as an analysis of some relevant documents: National Common Curriculum Base (BNCC), State Environmental Education Policy (PEEA), Municipal Environmental Education Policy (PMEA), SESI Teaching System Curriculum Framework, Teaching Materials (SESI handouts), Political-Pedagogical Project (PPP) of the educational institution analyzed and the Reciclóleo Project. This qualitative research was carried out in an exploratory and descriptive way in order to interpret a phenomenon related to the contributions of the Reciclóleo Project and how its actions led to the content meeting the objectives. The methodological strategy used was data triangulation, which, in order to investigate this phenomenon, used a combination of data collection methods: documentary research and literature review. The results reveal the importance of the Reciclóleo Project working in education, enabling to complementing environmental education content in the curriculum of Tupã's municipal schools, with the potential to multiply actions and reach more and more people, seeking engagement, awareness and significant changes towards a harmonious relationship between human beings and nature. Among the main authors of the research are Leff (2001, 2006); Layrargues and Lima (2014) and Reigota (2016). Keywords: Environmental education. Cooking oil. Solid waste management. Curriculum.

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Gestão de resíduos sólidos, Currículo escolar, Reciclagem, Óleos e gorduras

Idioma

Português

Citação

OLIVEIRA, K. C. S. Reciclóleo Project: analysis of actions that contribute to environmental education in the elementary school I curriculum. 2025. 69 p. Dissertation (Master's in Science) - São Paulo State University (UNESP), School of Sciences and Engeenering, Tupã, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação