Logotipo do repositório
 

Publicação:
A prática social na Pedagogia Histórico-Crítica e sua concepção em pesquisas da Educação Química

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Massi, Luciana

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - IQAR - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

A Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) considera a prática social como o ponto de partida e de chegada do ato educativo, situando a educação como atividade mediadora. Ela vem sendo incorporada nas pesquisas em Educação em Química (EQ), com certo ecletismo teórico-metodológico e distorções no sentido da prática social. Tendo em vista que seu concepção ainda não foi sistematizado, este trabalho tem como objetivo desvelar elementos essenciais da categoria prática social em obras da PHC e em teses e dissertações em EQ que adotam essa teoria. Nesta pesquisa, de caráter teórico-conceitual, realizou-se a coleta de citações sobre prática social em dissertações e teses da EQ buscando obras histórico-críticas e, destas, buscando referenciais marxistas. Da primeira coleta, obteve-se ao todo 96 citações, das quais 46,9% são referentes à Dermeval Saviani, dentre os quais destacam-se as obras Escola e democracia apresenta (21,9%), Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações (7,3%) e Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações (5,2%). Partindo-se destas para coleta de referências em autores marxistas, obteve-se apenas 2 citações, das quais uma refere-se ao próprio autor, tratando-se da obra Educação: do senso comum à consciência filosófica. Entendemos que esse autor configura-se como principal referência à fundamentação da categoria, uma vez que é o mais citado e não apresenta citações e outras menções explícitas a outros autores marxistas ao referir-se à prática social. Do processo de análise, pautado no método Materialismo Histórico-Dialético, centralizando-se na contradição, determinou-se elementos que constituem a prática social global: meio de produção da existência humana, historicização, hegemonização e processo de desarticulação-rearticulação. Na análise do acervo bibliográfico das obras mencionadas, destacam-se os elementos que constituem a prática social como categoria no trabalho pedagógico: a necessidade, o problema e os instrumentos (saberes elaborados). No referente à EQ, destacam-se a abordagem da experimentação como práxis reiterativa no trabalho pedagógico e da Química como necessária ao acesso da unidade contraditória macro-submicroscópica pela mediação da linguagem química. Espera-se que este trabalho contribua para a sistematização da prática social e a explicitação de seu concepção em trabalhos da EQ que adotam a PHC.

Resumo (inglês)

Historical-Critical Pedagogy (HCP) considers social practice as the starting and ending point of the educational act, placing education as a mediating activity. It has been incorporated into research in Chemistry Education (CE), with a certain theoretical-methodological eclecticism and distortions in the sense of social practice. Considering that its understanding has not yet been systematized, this work aims to reveal essential elements of the social practice category in HCP works and in CE theses and dissertations that adopt this theory. In this research, of a theoretical-conceptual nature, we collected citations about social practice in CE dissertations and theses, searching for historical-critical works and, from these, searching for Marxist references. From the first collection, a total of 96 citations were obtained, of which 46.9% refer to Dermeval Saviani, among which the works School and democracy presents (21.9%), Historical-critical pedagogy: first approximations stand out (7.3%) and Historical-critical pedagogy, fortieth year: new approaches (5.2%). Starting from these to collect references in Marxist authors, only 2 citations were obtained, one of which refers to the author himself, dealing with the work Education: from common sense to philosophical consciousness. We understand that this author is the main reference for the basis of the category, since he is the most cited and does not present citations or other explicit mentions of other Marxist authors when referring to social practice. From the analysis process, based on the Historical-Dialetic Materialism method, focusing on contradiction, elements that constitute global social practice were determined: means of production of human existence, historicization, hegemonization and process of disarticulation-rearticulation. In the analysis of the bibliographic collection of the mentioned works, the elements that constitute social practice as a category in pedagogical work stand out: the need, the problem and the instruments (elaborated knowledge). Regarding CE, the approach of experimentation as a reiterative praxis in pedagogical work and Chemistry as necessary to access the contradictory macro-submicroscopic unity through the mediation of chemical language stand out. It is expected that this work will contribute to the systematization of social practice and the explanation of its understanding in CE works that adopt HCP.

Descrição

Palavras-chave

Prática, Pedagogia crítica, Química, Cultura e Educação, Consciência de classe, Practice, Critical pedagogy, Chemistry, Culture and Education, Class consciousness

Idioma

Português

Como citar

STACHOWSKI, Lucas Nakamura. A prática social na Pedagogia Histórico-Crítica e sua concepção em Pesquisas da Educação Química. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação