Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação inicial em Educação Física: perspectivas de atuação na área da saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Drigo, Alexandre Janotta

Coorientador

Pós-graduação

Ciências do Movimento - FC/FCT/IB 33004137062P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Tendo em vista as várias possibilidades do conceito de saúde e como isso influencia a formação dos profissionais de Educação Física (EF), este trabalho busca conceituar a saúde a partir do Parecer CNE/CES nº 584/2018, que atribui ao Sistema Único de Saúde (SUS) a perspectiva da formação inicial na área. Desta forma, este estudo tem como objetivo compreender a formação inicial em EF com vistas à atuação em saúde, sob a perspectiva do SUS, e estabelecer relações com as perspectivas dos docentes de estágio, coordenadores de curso e discentes. Trata-se de um estudo transversal de casos múltiplos com levantamento de dados e triangulação por meio de análise documental, entrevistas e questionários. Participaram do levantamento de dados três universidades estaduais paulistas com o curso de bacharelado em EF. Na coleta documental, foi observado como a saúde e o SUS estão inseridos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), nos Pareceres que acompanham as DCNs, nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC), na grade curricular e no programa de ensino das disciplinas de estágio curricular supervisionado. Cinco docentes e três coordenadores de curso participaram de uma entrevista, enquanto 34 estudantes responderam a um questionário estruturado, ambos relacionados à temática do estudo. A análise documental foi realizada pela frequência e ausência de palavras-chave; os questionários foram analisados por meio da análise descritiva dos dados; e para as entrevistas foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados apontam que os cursos possuem uma formação generalista, com poucas disciplinas voltadas à saúde e poucos estágios no SUS, embora os profissionais de EF sejam considerados profissionais da área da saúde. Os estudantes têm interesse em atuar em diferentes áreas, como esporte, treinamento personalizado (saúde), treinamento esportivo (estética e performance), academias de musculação/ginástica e SUS. No momento da coleta de dados, as diretrizes vigentes eram as DCNs 07/2004, que ainda se referem aos profissionais de EF como atividades “extraescolar”. Contudo, as DCNs 06/2018 apresentam alguns avanços e prometem considerar as áreas de identidade desses profissionais como: saúde; esporte; e cultura e lazer. O Parecer CNE/CES nº 584/2018 demonstra a importância de o ensino ser pautado nos princípios do SUS. Os estágios são relevantes para a formação e contribuem com a prática profissional, mas não devem ser os únicos responsáveis por isso. É interessante que os docentes de estágio discutam sobre a saúde na perspectiva do SUS, tenham práticas pedagógicas emancipatórias, além de incentivar o estágio multiprofissional no SUS. O estudo sugere que o estágio, juntamente com atividades complementares e trabalhos de conclusão de curso devem ocorrer na área de preferência dos futuros profissionais, e eles devem se especializar e se direcionar na área desejada desde a graduação. Contudo, independente da área de atuação, o profissional de EF deve considerar os princípios da saúde em sua atuação, assim como a ética profissional e o aporte científico atrelado à prática.

Resumo (inglês)

Considering the various possibilities of the concept of health and how it influences the training of Physical Education (PE) professionals, this work seeks to conceptualize health based on Parecer CNE/CES nº 584/2018, which attributes to the brazilian Sistema Único de Saúde (SUS) the perspective of initial training in the area. Therefore, this study aims to understand initial training in PE with a view to working in health, from the perspective of the SUS, and establish relationships with the perspectives of internship teachers, course coordinators and students. This is a cross-sectional multiple cases study with data collection and triangulation through document analysis, interviews and questionnaires. Three state universities in São Paulo with a bachelor's degree in PE participated in the data collection. In the documentary collection, it was observed how the health and the SUS are included in the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), in the Opinions that accompany the DCNs, in the Curricular Pedagogical Projects (PPC), in the curriculum and in the teaching program of the curricular internship subjects supervised. Five teachers and three course coordinators participated in an interview, while 34 students responded to a structured questionnaire, both related to the study theme. Document analysis was carried out based on the frequency and absence of keywords; the questionnaires were analyzed using descriptive data analysis; and content analysis was used for the interviews. The results indicate that the courses have a generalist training, with few subjects focused on health and few internships in the SUS, although PE professionals are considered health professionals. Students are interested in working in different areas, such as sport, personalized training (health), sports training (aesthetics and performance), bodybuilding/gymnastics academies and SUS. At the time of data collection, the current guidelines were DCNs 07/2004, which still refer to PE professionals as “out-of-school” activities. However, DCNs 06/2018 present some advances and promise to consider the areas of identity of these professionals such as: health; sport; and culture and leisure. Parecer CNE/CES nº 584/2018 demonstrates the importance of teaching being based on the principles of the SUS. Internships are relevant to training and contribute to professional practice, but they should not be solely responsible for this. It is interesting that internship teachers discuss health from the perspective of the SUS, have emancipatory pedagogical practices, in addition to encouraging multidisciplinary internships in the SUS. The study suggests that the internship, together with complementary activities and course completion work, should take place in the area of preference of future professionals, and they should specialize and focus on the desired area since graduation. However, regardless of the area of activity, the PE professional must consider the principles of health in their work, as well as professionals ethics and the scientific contribution linked to the practice.

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Saúde, Sistema Único de Saúde, Estágio, Ensino superior, Profissão, Formação profissional, Physical Education, Health, Internship, University education, Profession, Professional qualification

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação