Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aplicação da modelagem matemática no estudo de funções: uma proposta de atividade para as Escolas de Tempo Integral (ETI)

dc.contributor.advisorMeira, Suetônio de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorZago, Marinaldo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-02-24T16:26:24Z
dc.date.available2016-02-24T16:26:24Z
dc.date.issued2016-01-29
dc.description.abstractO ensino de Matemática vem passando por um grande conjunto de dificuldades. Isto pode ser comprovado com os resultados de alunos nas avaliações aplicadas em diferentes níveis e escalas, como o Saresp e o Enem.Um dos motivos que levaram a este quadro é o ensino de Matemática pautado por práticas tradicionais, pois, acaba sendo fator desmotivador para o ensino da disciplina. Uma metodologia alternativa, a Modelagem Matemática, pode ajudar a reverter este quadro, uma vez que trabalha com problemas reais, elencados do contexto dos próprios alunos, potencializando, deste modo, a motivação e o interesse, aguçando nos discentes a busca por soluções, mostrando as aplicações da Matemática no cotidiano. Neste trabalho foi realizada uma breve síntese das etapas envolvidas no processo de Modelagem Matemática, aplicada ao ensino de funções, seguido de seis propostas de atividades resolvidas para subsidiar o trabalho de professores pouco familiarizados com esta metodologia. Ainda, como forma de contribuir para uma importante atividade econômica do Município de Osvaldo Cruz-SP, foi realizada uma modelagem matemática com base em dados do setor de transportes, mais precisamente caminhões bitrens. Neste caso, trata-se da simulação de um exemplo mais complexo envolvendo o conceito de modelagem. Espera-se, por meio da divulgação desta pesquisa, contribuir para melhorar a qualidade do ensino de Matemática nas escolas públicas, tanto por meio de subsídio aos docentes, como pela proposição de metodologia com potencial de geração de envolvimento de alunos.pt
dc.description.abstractThe teaching of mathematics has been experiencing a large set of difficulties. This can be proven by student results in assessments applied at different levels and scales, such as Saresp and Enem. One of the reasons that led to this situation is the teaching Mathematics guided by traditional practices, because it ends up being a demotivating factor to teach the subject. An alternative methodology, the Mathematical Modeling, may help change this situation, as it works with real problems, presented within students’ context, therefore increasing their motivation and interest, sharpening them in the search for solutions, showing the mathematics’ applications in everyday life. This work carried out a brief summary of the steps involved in the process of Mathematical Modeling, applied to teaching functions, followed by six proposals of solved activities to subsidize the work of teachers unfamiliar with this methodology. Also, in order to contribute to an important economic activity in Osvaldo Cruz-SP, mathematical modeling was carried out based on the transport industry data, more precisely b-train trucks. In this case, it was the simulation of a more complex example involving the concept of modeling. By this research we expect to help improve the quality of mathematics teaching in public schools, not only through subsidies to teachers, but also with the methodology proposition generating potential engagement of students.en
dc.identifier.aleph000866862
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134330
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.subjectModelagem matemáticapt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.subjectTeaching of Mathematicsen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectMotivationen
dc.titleAplicação da modelagem matemática no estudo de funções: uma proposta de atividade para as Escolas de Tempo Integral (ETI)pt
dc.title.alternativeApplication of mathematical modeling in function study: an activity proposal for Full-Time Schools (FTE)en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaMatemática Aplicadapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zago_m_me_sjrp.pdf
Tamanho:
1.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: