Publicação: Integrando música autoral e sociologia: uma intervenção pedagógica alternativa
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Data
Autores
Orientador
Cordeiro, Ana Paula 

Coorientador
Pós-graduação
Sociologia em Rede Nacional - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação teve como proposição uma pesquisa-ação sobre o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica na disciplina de Sociologia, utilizando ferramentas de sensibilização musical, leitura de livros, apresentação de seminários e produção de músicas autorais, com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual em Dobrada, interior do estado de São Paulo. Por intermédio do referencial teórico da Teoria Histórico-cultural da Atividade, procuramos comprometer os estudantes envolvidos na pesquisa em práticas significativas que auxiliassem para a expansão do seu repertório cultural , além da apropriação dos conteúdos presentes no currículo de Sociologia do estado de São Paulo. A partir dessa experiência em grupo foi possível estimular a criatividade e criticidade dos estudantes durante a preparação de suas percepções musicais direcionando-as para a produção autoral, bem como debater e avançar nas percepções sobre o mundo social: a coisificação e desumanização do outro, a reprodução da desigualdade e da violência e o papel transformador do sonho. Assim sendo, este empenho permitiu contribuir para ampliação da reflexão acadêmica sobre novas práticas no ensino médio para a Sociologia e, como resultado, propiciou a produção de músicas autorais que abordam os problemas sociais trabalhados no bimestre.
Resumo (inglês)
This manuscript had the goal of a direct study about the development of a pedagogical intervention in the discipline of sociology using tools of musical awareness, reading of books, seminar presentation and production of copyrighted music, with a public school’s 12th grade class in Dobrada, inland of the state of Sao Paulo. Through the theoretical framework of the Historical-cultural Theory of Activity, we look forward to compromisse the students in this research in significant skills that help in the expansion of their cultural repertoire, besides the appropriation of the contents present in the Sociology curriculum of the state of Sao Paulo. From this group experience, it was possible to stimulate students' creativity and criticality during the preparation of their musical perceptions, directing them towards authorial production, as well as debating and advancing perceptions about the social world: the reification and dehumanization of the other, the reproduction of inequality and violence and the transforming role of the dream. Therefore, this commitment allowed to contribute to the expansion of academic reflection on new practices in high school for Sociology and, as a result, it enabled the production of authorial songs that address the social problems worked in the two months.
Descrição
Palavras-chave
Sociologia, Ensino médio, Composição musical, Juventude, Tecnologia, Pesquisa-ação, Teoria histórico-cultural, Sociology, High school, Musical composition, Youth, Tecnology, Direct study, Cultural-historical theory
Idioma
Português