Logo do repositório
 

Análise das aulas da disciplina de história da educação brasileira durante o ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em química

dc.contributor.advisorLemes, Sebastião de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorGonçalves, Danyella Martins [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto de Química
dc.date.accessioned2023-12-14T12:54:05Z
dc.date.available2023-12-14T12:54:05Z
dc.date.issued2023-11-29
dc.description.abstractEste projeto teve por objetivo realizar uma pesquisa qualitativa em educação com o tema Ensino Remoto Emergencial (ERE) para compreender aspectos desta estratégia técnica de ensino por meio de uma análise do plano de ensino e das aulas da disciplina História da Educação Brasileira ministrada para os alunos de Licenciatura em Química e assim identificar e interpretar interferências desta estratégia na prática pedagógica no Ensino Superior. Pois devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), o isolamento social teve que ser adotado no país por meio da suspensão das atividades escolares presenciais de acordo com o Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020 na Educação Básica e Ensino Superior Paulista e a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC n.º 343, de 17 março de 2020, surgindo a necessidade de garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem com auxílio de tecnologias digitais para a educação. As aulas passaram a ser ministradas em modo remoto, tornando necessária a adequação dos objetivos educacionais e planos de ensino. Sendo assim, é fundamental buscar entender melhor essa estratégia de ensino e contribuir com o seu aprimoramento para um melhor impacto em nossa educação. A finalidade desta pesquisa qualitativa foi identificar e interpretar interferências dessa estratégia técnica de ensino na prática pedagógica no Ensino Superior, a partir de um registro sistematizado de observações das aulas em ambiente virtual, observando a adaptabilidade da didática enquanto dinâmica de aula do professor com o uso das tecnologias educacionais digitais e análise do conteúdo do plano de ensino da disciplina.pt
dc.description.abstractThis project aimed to carry out qualitative research in education with the theme Emergency Remote Teaching (ERE) to understand aspects of this technical teaching strategy through an analysis of the teaching plan and classes in the History of Brazilian Education discipline taught to students Degree in Chemistry and thus identify and interpret interferences of this strategy in pedagogical practice in Higher Education. Because due to the pandemic caused by the new coronavirus (Sars-Cov2), social isolation had to be adopted in the country through the suspension of inperson school activities in accordance with Decree No. 64,862, of March 13, 2020 in Basic Education and Higher Education and Law No. 13,979, of February 6, 2020 and MEC Ordinance No. 343, of March 17, 2020, arising from the need to guarantee the continuity of the teaching-learning process with the aid of digital technologies for education . Classes began to be taught remotely, making it necessary to adapt educational objectives and teaching plans. Therefore, it is essential to seek to better understand this teaching strategy and contribute to its improvement for a better impact on our education. The purpose of this qualitative research was to identify and interpret interferences of this technical teaching strategy in pedagogical practice in Higher Education, based on a systematized record of observations of classes in a virtual environment, observing the adaptability of didactics as a teacher's class dynamics using of digital educational technologies and analysis of the content of the subject's teaching plan.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251954
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectInovação educacionalpt
dc.subjectEnsino híbridopt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectMetodologia ensinopt
dc.titleAnálise das aulas da disciplina de história da educação brasileira durante o ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em químicapt
dc.title.alternativeAnalysis of classes in the history of brazilian education discipline during emergency remote teaching in the chemistry degree courseen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationbc74a1ce-4c4c-4dad-8378-83962d76c4fd
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoverybc74a1ce-4c4c-4dad-8378-83962d76c4fd
relation.isUndergradCourseOfPublication5eb35572-748f-4b27-ad8f-2d45b3694c58
relation.isUndergradCourseOfPublication.latestForDiscovery5eb35572-748f-4b27-ad8f-2d45b3694c58
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateAraraquara - IQAR - Químicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
goncalves_dm_tcc_araiq
Tamanho:
1.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
goncalves_dm_autorizacao_araiq.pdf
Tamanho:
82.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: