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Publicação:
Análise das aulas da disciplina de história da educação brasileira durante o ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em química

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Orientador

Lemes, Sebastião de Souza

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - IQAR - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Este projeto teve por objetivo realizar uma pesquisa qualitativa em educação com o tema Ensino Remoto Emergencial (ERE) para compreender aspectos desta estratégia técnica de ensino por meio de uma análise do plano de ensino e das aulas da disciplina História da Educação Brasileira ministrada para os alunos de Licenciatura em Química e assim identificar e interpretar interferências desta estratégia na prática pedagógica no Ensino Superior. Pois devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), o isolamento social teve que ser adotado no país por meio da suspensão das atividades escolares presenciais de acordo com o Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020 na Educação Básica e Ensino Superior Paulista e a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e Portaria MEC n.º 343, de 17 março de 2020, surgindo a necessidade de garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem com auxílio de tecnologias digitais para a educação. As aulas passaram a ser ministradas em modo remoto, tornando necessária a adequação dos objetivos educacionais e planos de ensino. Sendo assim, é fundamental buscar entender melhor essa estratégia de ensino e contribuir com o seu aprimoramento para um melhor impacto em nossa educação. A finalidade desta pesquisa qualitativa foi identificar e interpretar interferências dessa estratégia técnica de ensino na prática pedagógica no Ensino Superior, a partir de um registro sistematizado de observações das aulas em ambiente virtual, observando a adaptabilidade da didática enquanto dinâmica de aula do professor com o uso das tecnologias educacionais digitais e análise do conteúdo do plano de ensino da disciplina.

Resumo (inglês)

This project aimed to carry out qualitative research in education with the theme Emergency Remote Teaching (ERE) to understand aspects of this technical teaching strategy through an analysis of the teaching plan and classes in the History of Brazilian Education discipline taught to students Degree in Chemistry and thus identify and interpret interferences of this strategy in pedagogical practice in Higher Education. Because due to the pandemic caused by the new coronavirus (Sars-Cov2), social isolation had to be adopted in the country through the suspension of inperson school activities in accordance with Decree No. 64,862, of March 13, 2020 in Basic Education and Higher Education and Law No. 13,979, of February 6, 2020 and MEC Ordinance No. 343, of March 17, 2020, arising from the need to guarantee the continuity of the teaching-learning process with the aid of digital technologies for education . Classes began to be taught remotely, making it necessary to adapt educational objectives and teaching plans. Therefore, it is essential to seek to better understand this teaching strategy and contribute to its improvement for a better impact on our education. The purpose of this qualitative research was to identify and interpret interferences of this technical teaching strategy in pedagogical practice in Higher Education, based on a systematized record of observations of classes in a virtual environment, observing the adaptability of didactics as a teacher's class dynamics using of digital educational technologies and analysis of the content of the subject's teaching plan.

Descrição

Palavras-chave

Inovação educacional, Ensino híbrido, Tecnologia educacional, Didática, Metodologia ensino

Idioma

Português

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