Publicação: O ensino da matemática na educação infantil: desvendando problemas e possibilidades
dc.contributor.advisor | Brito, Arlete de Jesus [UNESP] | |
dc.contributor.author | Soares, Giovana Vidal [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:03Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:03Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | A matemática está presente na vida das crianças antes mesmo de adentrarem a escola. Elas vivenciam diferentes espaços, convivem com objetos de diferentes formas, falam sobre números, observam adultos realizando ações permeadas por princípios matemáticos, como no caso da compra de mercadorias, o pagamento, o ato de lidar com o troco, entre outras. Ao iniciarem sua vida escolar, a matemática se faz presente para além das noções e vivências trazidas de casa, mas, de que forma estudos têm abordado o ensino da Matemática na Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 5 anos? O presente trabalho foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de realizar um levantamento e análise de publicações sobre o ensino de matemática na Educação Infantil (3 a 5 anos), a partir de artigos científicos nacionais, produzidos entre os anos de 2010 e 2017, além de uma comparação entre as propostas encontradas nestes artigos e as contidas na Base Nacional Comum Curricular. Teve ainda como objetivo verificar as contribuições de diversos autores para o ensino da matemática na educação infantil. Quanto à metodologia utilizada, tratou-se de uma Pesquisa Qualitativa e quanto ao procedimento, uma Pesquisa Bibliográfica. A busca dos artigos foi realizada na base de dados da Scielo, através de palavras-chave, restringindo-se aos que foram publicados entre os anos de 2010 e 2017. Como resultado da revisão bibliográfica sobre a matemática na educação infantil, foram observadas inúmeras críticas ao ensino tradicional, mas também diversas possibilidades para um trabalho que coloque a criança como um ser capaz, ativo e participativo que nas interações e brincadeiras se desenvolve. Nos artigos analisados, foi possível identificar questões relativas ao ensino da matemática correspondentes tanto às questões negativas quanto às possibilidades apresentadas nos capítulos dois e três, assim como alguns deles... | pt |
dc.format.extent | 73 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009153150206341 | |
dc.identifier.citation | SOARES, Giovana Vidal. O ensino da matemática na educação infantil: desvendando problemas e possibilidades. 2018. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915315.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203431 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Matemática - 2010-2017 | pt |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Jogos em educação matematica | pt |
dc.subject | Matematica recreativa | pt |
dc.title | O ensino da matemática na educação infantil: desvendando problemas e possibilidades | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1