Publicação: O ensino da matemática na educação infantil: desvendando problemas e possibilidades
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Brito, Arlete de Jesus 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
A matemática está presente na vida das crianças antes mesmo de adentrarem a escola. Elas vivenciam diferentes espaços, convivem com objetos de diferentes formas, falam sobre números, observam adultos realizando ações permeadas por princípios matemáticos, como no caso da compra de mercadorias, o pagamento, o ato de lidar com o troco, entre outras. Ao iniciarem sua vida escolar, a matemática se faz presente para além das noções e vivências trazidas de casa, mas, de que forma estudos têm abordado o ensino da Matemática na Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 5 anos? O presente trabalho foi elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, com o objetivo de realizar um levantamento e análise de publicações sobre o ensino de matemática na Educação Infantil (3 a 5 anos), a partir de artigos científicos nacionais, produzidos entre os anos de 2010 e 2017, além de uma comparação entre as propostas encontradas nestes artigos e as contidas na Base Nacional Comum Curricular. Teve ainda como objetivo verificar as contribuições de diversos autores para o ensino da matemática na educação infantil. Quanto à metodologia utilizada, tratou-se de uma Pesquisa Qualitativa e quanto ao procedimento, uma Pesquisa Bibliográfica. A busca dos artigos foi realizada na base de dados da Scielo, através de palavras-chave, restringindo-se aos que foram publicados entre os anos de 2010 e 2017. Como resultado da revisão bibliográfica sobre a matemática na educação infantil, foram observadas inúmeras críticas ao ensino tradicional, mas também diversas possibilidades para um trabalho que coloque a criança como um ser capaz, ativo e participativo que nas interações e brincadeiras se desenvolve. Nos artigos analisados, foi possível identificar questões relativas ao ensino da matemática correspondentes tanto às questões negativas quanto às possibilidades apresentadas nos capítulos dois e três, assim como alguns deles...
Descrição
Palavras-chave
Matemática - Estudo e ensino, Matemática - 2010-2017, Educação de crianças, Jogos em educação matematica, Matematica recreativa
Idioma
Português
Como citar
SOARES, Giovana Vidal. O ensino da matemática na educação infantil: desvendando problemas e possibilidades. 2018. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.