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Publicação:
A performance em regência e suas interfaces nos golpes de arco: aspectos diferenciais entre staccato e détaché, martelé e collé, spiccato e sautillé, a partir da Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky

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Orientador

Rocha, Abel Luís Bernardo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho apresenta a importância do conhecimento aprofundado dos golpes de arco na performance do regente, definindo os principais golpes de arco presentes no cânone sinfônico usando como exemplo a Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky, identificando e analisando os aspectos diferenciais entre esses golpes de arco que, comumente, podem ser confundidos e solicitados de maneira equivocada pelo regente, e, por fim, demonstrando que o andamento da obra é ponto determinante na escolha por um golpe de arco. A presente abordagem não se propõe a contemplar informações sobre a execução da técnica de cada golpe de arco, tampouco o uso de exemplos do repertório solista. Este trabalho busca tornar o conhecimento das técnicas de arco acessível ao regente, como forma de um guia de estudo para estudantes e profissionais, a fim de que possam dominar a linguagem do instrumento, resultando numa melhor performance como diretores musicais. A inserção da contextualização histórica sobre o processo de evolução do arco moderno foi julgada necessária a fim de ampliar o conhecimento e compreensão dos golpes de arco pelo regente.

Resumo (inglês)

This work presents the importance of in-depth knowledge of bow strokes in the conducting performance, defining the main bow strokes present in the symphonic canon through Tchaikovsky's Symphony No.6; identifying and analyzing the differential aspects between these bow strokes that, commonly, can be confused and requested in the wrong way by the conductor; and, finally, demonstrating that the progress of the work is a determining point in the choice of a bow stroke. With an approach that does not include information on the execution of the technique of each bow stroke, nor the use of examples from the soloist repertoire, this work seeks to make knowledge of bowing techniques accessible to the conductor, as a form of a study guide for students and professionals, so that they can master the language of the instrument, resulting in a better performance as musical directors. The inclusion of historical contextualization about the process of evolution of the modern bow was deemed necessary in order to expand the conductor's knowledge and understanding of bow strokes.

Descrição

Palavras-chave

Regência (Música), Música - Execução, Instrumentos de corda e arco

Idioma

Português

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