Publicação: Educação sexual na escola: perspectiva da gestão
dc.contributor.advisor | Lima, Maria José de Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gomes, Aurélia Garcia | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T14:53:55Z | |
dc.date.available | 2021-01-18T14:53:55Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo principal identificar as perspectivas da gestão das escolas, para inteirar-se da construção conjunta em desenvolver ações articuladas em relação à Educação Sexual dos alunos, para que, desta forma, compreenda-se a efetiva construção conjunta em desenvolver ações articuladas, além de mais consistentes, em relação à Educação Sexual dos alunos. A investigação foi desenvolvida por meio de estudos teóricos e bibliográficos. Este trabalho analisa através de um estudo alicerçado na perspectiva do materialismo histórico dialético a existência de ações de incentivo ao respeito, afirmação e valorização da diversidade sexual e de gênero como efetivação de Direitos Humanos no âmbito da educação escolar, tendo como objeto primário de investigação bibliográfica e de campo os Temas Transversais apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998. Também se verificou que as manifestações e demandas sociais latentes suscitadas a partir da ação dos educadores são relacionadas à preconceitos, discriminações, conflitos internos, receios e curiosidade pelo assunto. Diante de inúmeras ameaças e mobilizações político-partidárias para censurar o conteúdo abordado por docentes na educação básica no Brasil, com base em pressupostos religiosos, bem como a inserção recente do ensino religioso voltado para uma única e exclusiva religião, é importante analisarmos a construção do ser social em sua totalidade para compreendermos como se dá sua atuação profissional diante de temas e situações que ainda são vistos como tabus diante da sociedade atual. Entendese que a Educação Sexual carece de ser trabalhada no âmbito escolar de forma interdisciplinar. Percebemos que não há necessidade de uma disciplina específica para essa temática, mas a escola deverá propor ações planejadas sistematicamente para que todos possam desenvolver atividades na temática. | pt |
dc.description.abstract | The main objective of the research is to identify the perspectives of school management to find out about the joint construction in developing articulated actions regarding the sexual education of the students, so that, in this way, the effective joint construction in developing articulated actions is understood, in addition to being more consistent, regarding the students’ sexual education. The investigation was developed through theoretical and bibliographical studies. This work analyzes, through a study based on the perspective of the historical and dialectical materialism, the existence of actions to encourage respect, affirmation and valorization of sexual and gender diversity as the effectiveness of Human Rights in the scope of school education, having as its primary object of bibliographical and field investigation the Transversal Themes pointed out in the National Curriculum Parameters (PCNs) of 1998. It was also found that the latent social manifestations and demands arising from the action of educators are related to prejudices, discriminations, internal conflicts, fears and curiosity about the subject. In the face of numerous threats and political-party mobilizations to censor the content addressed by teachers in basic education in Brazil, based on religious assumptions, as well as the recent insertion of religious education focused on a single and exclusive religion, it is important to analyze the construction of the social being in its entirety to understand how its professional performance takes place in the face of issues and situations that are still seen as taboos in today’s society. It is understood that Sexual Education needs to be worked in the school setting in an interdisciplinary way. It is perceived that there is no need for a specific subject for this theme, but the school should propose systematically planned actions so that everyone can develop activities on the theme. | en |
dc.identifier.capes | 33004072067P2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202384 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Gestão da Política de Educação | pt |
dc.subject | Educação Sexual nas escolas | pt |
dc.subject | Sexualidade | pt |
dc.subject | Education Policy Management | en |
dc.subject | Sex education in schools | en |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.title | Educação sexual na escola: perspectiva da gestão | pt |
dc.title.alternative | Sexual education at school: management perspective | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Serviço Social - FCHS | pt |
unesp.knowledgeArea | Trabalho e sociedade | pt |
unesp.researchArea | Serviço Social: Formação e Trabalho Profissional | pt |
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