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Publicação:
O espaço em cena e sua profundidade: As bacantes

dc.contributor.advisorSantos, Fernando Brandão dos [UNESP]
dc.contributor.authorAssumpção, Thiago Alessander Mascagni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:22Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:22Z
dc.date.issued2010-02-26
dc.description.abstractEsta pesquisa visa a compreender a questão do espaço n’ As bacantes de Eurípides desde a forma como ele é criado através do diálogo entre as personagens até a influência que esse mesmo espaço exerce na ação. O teatro representa visualmente em cena, através de gestos e falas dos atores, linguagens que são processadas mentalmente no público. Ao ler uma peça, deve-se estar ciente de que elementos concretos são usados pelo dramaturgo para criar o teatro mental. N’As bacantes de Eurípides, a ação, em certos momentos, remete a um universo mítico, como o nascimento de Dioniso, ou a um espaço exterior à cena, o monte Citerão, por exemplo, que se concretiza apenas na mente do espectador ateniense do século V a.C. Isso torna necessário recuperar e compreender esse espaço mutável para a leitura consciente da peça.pt
dc.description.abstractThis research seeks to comprehend the space subject in Euripides’ Bacchae from the way it is created through characters’ dialogue to the influence this space puts on the action. The theater performs visually, by actors’ voice and action, the language that is mentally processed in the audience. When we read a play, we must be aware that concrete elements are been used by the dramatist to create the mental theater. In Euripides’ Bacchae, the action, sometimes, refers to a mythic universe, like Dionysus’ birth, or to an offstage space, like mount Cithaeron, for example, that is materialized only in the fifth-century Athenian spectator’s mind. It makes necessary the recovery and the comprehension of this shifting space for the conscientious reading of the play.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent87 f.
dc.identifier.aleph000610647
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Thiago Alessander Mascagni. O espaço em cena e sua profundidade: As bacantes. 2010. 87 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
dc.identifier.fileassumpcao_tam_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes3341011102181479
dc.identifier.orcid0000-0001-5918-9977
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91509
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEuripides. As bacantes - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectTeatro grego (Tragedia)pt
dc.titleO espaço em cena e sua profundidade: As bacantespt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes3341011102181479
unesp.advisor.orcid0000-0001-5918-9977
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEstudos literáriospt
unesp.researchAreaLiteratura gregapt

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