Logotipo do repositório
 

Publicação:
A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD

dc.contributor.advisorCarvalho, Cláudio Luiz [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Denilton Machado da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-03-29T18:10:54Z
dc.date.available2017-03-29T18:10:54Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.description.abstractDe acordo com pesquisas em ensino de ciências, nos últimos tempos, os alunos de forma geral, não compreendem e não desenvolvem as tarefas sobre os conceitos básicos de ciências, como por exemplo, relacionar um tema de Física com os acontecimentos rotineiros do dia a dia, assim como relacioná-lo com a Química ou Geografia. Uma possível hipótese está no fato de que o ambiente escolar frequentado pelos alunos, atualmente, está desconexo com os interesses e curiosidades que eles possuem em aprender. Estes interesses estão ligados apenas a conceitos imediatistas. Esta geração de alunos que está se moldando é conhecida como “geração tecnológica”. As simples experimentações em si realizadas em salas de aulas não refletem no real aprendizado para que os alunos desenvolvam competências e habilidades na elaboração de saberes científico. Os conteúdos são apenas direcionados para cumprir currículos em espaços de tempo cada vez mais reduzidos. Pela fundamentação teórica de David Ausubel, que relaciona a questão de materiais representativos e significativos no processo de ensino aprendizagem, foi proposta, nesta pesquisa, a discussão dos conceitos de Astronomia, em formatos de oficinas, na qual os alunos foram incentivados a criar o próprio conhecimento de forma construtivista por meio da metodologia mediadora na relação com os outros saberes como a Matemática, Geografia, História, Física incentivando a interdisciplinaridade. Os resultados obtidos nas oficinas foram gravados e transformados em material de mídia que foram hospedados em um canal para serem compartilhados via web. Este material está sendo utilizado para consulta e estudos atendendo o livre acesso de conteúdo agregando conhecimento na tentativa de atender a “sociedade do conhecimento” que está se moldando via Ead.pt
dc.description.abstractIn agreement of recent science education research, recently, in general, students cannot understand and also can not develop their stuff about basic science concepts, such as make the relationship between Physics and something that happen day-by-day either relation with chemistry or geography. A possible hypothesis can be the fact of the scholar ambient could be disconnected from the interest and curiosities that they should be to learn. These interests are connected just only with immediatist concepts. The students generation that is coming is called “Technological generation”. The experiments did in classroom have not been enough to improve their scientific skills. The subjects are just specifically used to fulfill curricula in a short period of time (and this time have been reduced constantly or periodically or frequently). By the theoretical basis of David Ausubel, that related representative and significative materials in the teaching/ learnt process was proposed, in this Project, the discussion of about Astronomy concepts using workshop format, In which students were encouraged to create their own knowledge in a constructivist way through the mediator methodology in relation to other knowledge such as Mathematics, Geography, History, Physics encouraging interdisciplinarity. The results obtained in the workshops were recorded and transformed in media material that it can be shared in web. This material is being used for reference source and studies, providing free access to content, aggregating knowledge in an attempt to meet the "knowledge society" that is shaping through EAD.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000883168
dc.identifier.capes33283010001P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/149985
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectInstrumentação astronômicapt
dc.subjectInstrumentação geral no uso da físicapt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectAstronomical instrumentationen
dc.subjectGeneral instrumentation in the use of physicsen
dc.titleA prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EADpt
dc.title.alternativeThe practice of astronomy in classrooms in the format of workshops format and its applications in the modality of EAD teachingen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEnsino de Física (mestrado profissional) - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFísicapt
unesp.researchAreaEnsino de Física

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_dm_me_prud.pdf
Tamanho:
3.8 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: