Publicação: Currículo Paulista: potencialidades e empecilhos na qualificação do ensino de física
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O termo currículo é um conceito polissêmico, está sujeito a ambiguidade e diversidade de significados, que por sua vez, estão inter-relacionados. Quando tratamos de currículo, a ideia de um documento orientador que lida com as práticas docentes, processo de formação inicial e continuada dos professores, os conteúdos a serem trabalhados, bem como a elaboração de livros didáticos ou a definição de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes, são aspectos que precisam ser norteados por um objetivo claro. Dessa maneira, observa-se a pluralidade de sentidos do termo currículo, que estão permeados de ideologias, relações de poder e valores impostos pelo contexto histórico educacional e pela dinâmica socio-política-econômica. O Currículo de São Paulo, especificamente, o Currículo de São Paulo Etapa Ensino Médio foi o foco principal de estudo do trabalho. Realizamos também leituras de outros documentos como a Base Comum Curricular (BNCC) e os disponibilizados pela Secretária de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Nesses documentos, foram analisados as propostas curriculares relacionadas ao ensino de física, mais precisamente, qual a concepção de ensino de física e a proposta de ensino e aprendizagem, abordando as dimensões de conteúdos, habilidades e competências, as metodologias e os referencias teóricos para fundamentação do discurso. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa esteve voltado para a análise das aulas de física do 1º Ano do ensino médio, procurando consonâncias e divergências entre a proposta curricular (Currículo Paulista) e o material disponibilizado pelo Centro de Mídia de São Paulo (CMSP), atentando-se principalmente a conteúdo e metodologias adotadas no processo. Para isso considerou-se necessário uma pesquisa bibliográfica para entender as origens e o conceito de currículo, a história da educação brasileira e os desafios no ensino de física, de tal modo que uma pesquisa qualitativa baseada na análise de conteúdo de \cite{bardln1977analise} situou-se como a principal metodologia utilizada no trabalho para a investigação dos documentos. Assim, encontramos divergências entre o discurso encontrado no Currículo Paulista Etapa Ensino Médio e o material disponibilizado para a prática docente, por exemplo as concepções de ensino e aprendizagem, a interdisciplinaridade e as metodologias apontadas no documento não são devidamente contempladas no material, quase como se seguissem caminhos opostos. Contudo, acreditamos que o material digital, apesar de todas as questões relacionadas a sua aplicabilidade, tem um potencial a ser explorado no que diz respeito ao uso da tecnologia no ensino de física.
Resumo (inglês)
The term "curriculum" refers to a polysemic concept, meaning it is subject to ambiguity and a diversity of meanings, which are numerous and interrelated. When discussing the curriculum, the idea of a guiding document that deals with teaching practices, the process of initial and continuing teacher education, the content to be taught, as well as the development of textbooks or the definition of competencies and skills to be developed by students, all of these aspects are guided by a clear objective. In this way, the plurality of meanings of the term curriculum is evident, while at the same time these meanings are clearly permeated by ideologies, power relations, and values imposed by the historical educational context and the socio-political-economic dynamics. The São Paulo Curriculum, more specifically, the São Paulo High School Curriculum was the focus of the study, alongside other documents such as the National Common Core Curriculum (BNCC) and documents provided by the São Paulo State Department of Education (SEDUC-SP). In these documents, the curriculum proposals related to the teaching of physics were analyzed, focusing specifically on the conception of physics teaching and the proposed teaching and learning approach, addressing content dimensions, skills and competencies, methodologies, and theoretical references that support the discourse. Thus, the objective of this research was focused on the analysis of first-year high school physics classes, seeking consonances and divergences between the curricular proposal (São Paulo Curriculum) and the material provided by the São Paulo Media Center (CMSP), mainly focusing on the content and methodologies adopted in the process. For this, a bibliographical review was considered necessary to understand the origins and concept of curriculum, the history of Brazilian education, and the challenges in physics teaching. In this way, a qualitative research based on Bardin's content analysis was the main methodology used in the study to investigate the documents. Thus, we observe discrepancies between the discourse outlined in the Currículo Paulista Etapa Ensino Médio and the materials provided for teaching practice. For instance, the conceptions of teaching and learning, interdisciplinarity, and methodologies emphasized in the document are not adequately reflected in the materials, almost as if they follow divergent paths. However, we believe that digital materials, despite challenges related to their applicability, hold untapped potential, particularly in leveraging technology to enhance the teaching of physics.
Descrição
Palavras-chave
Currículos, Física (Ensino médio), Currículos Planejamento, Educação, Curriculum, Physics (High school), Curriculum Planning, Education
Idioma
Português