Publicação: Os contos de fadas e as práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente
dc.contributor.advisor | Souza, Renata Junqueira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Massuia, Caroline Sanchez [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:38Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:38Z | |
dc.date.issued | 2011-08-11 | |
dc.description.abstract | O presente estudo está ligado à linha de pesquisa Infância e Educação e tem como objetivo verificar o trabalho de leitura e escrita a partir do conto de fadas em uma escola municipal de Presidente Prudente, visto que a escola representa um espaço privilegiado para que a criança entre em contato com a literatura. Considerando que a criança hoje tem mais acesso a aparelhos eletrônicos, como televisão, videogame e computador, o papel da escola para promover o acesso do aluno à literatura fica ainda maior, principalmente no Ensino Fundamental, período propício à formação do leitor. A escolha dos contos de fadas deve-se ao fato de suas histórias agradarem à grande maioria das crianças de qualquer idade e, também, por serem ideais para se trabalhar a produção de texto, devido a sua estrutura. Para verificar o uso dos contos de fadas em salas de aula, realizamos entrevistas com professoras de classes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, pretendendo averiguar suas concepções sobre o gênero e o uso que fazem dele em suas aulas. Após as entrevistas, algumas aulas de português de uma professora de 5° ano que demonstrou interesse pela pesquisa foram observadas e ela também recebeu uma formação sobre o tema, com informações teóricas e propostas de atividades práticas a serem aplicadas posteriormente. Com isso, foi possível comparar sua prática, antes e depois da formação recebida. Os resultados obtidos na pesquisa reforçam o gosto pelo gênero entre crianças de séries iniciais, a falta de formação docente para perceber a importância do trabalho com os contos de fadas, bem como a possibilidade de construir leitores ávidos a partir de um trabalho contínuo e específico em sala de aula | pt |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.format.extent | 163 f. | |
dc.identifier.aleph | 000675266 | |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | |
dc.identifier.citation | MASSUIA, Caroline Sanchez. Os contos de fadas e as práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente. 2011. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011. | |
dc.identifier.file | massuia_cs_me_prud.pdf | |
dc.identifier.lattes | 9778200016779533 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/92230 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Contos de fadas | pt |
dc.subject | Práticas educativas | pt |
dc.subject | Produção de textos | pt |
dc.title | Os contos de fadas e as práticas educativas: o uso do gênero em uma escola municipal de Presidente Prudente | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9778200016779533 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - FCT | pt |
unesp.knowledgeArea | Formação inicial e continuada de professores | pt |
unesp.researchArea | Infância e Educação | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- massuia_cs_me_prud.pdf
- Tamanho:
- 2.88 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format