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Publicação:
Audiodescrição como recurso pedagógico na literatura infantil: criação de roteiro para um livro-imagem

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Orientador

Ferreira, Eliana Lúcia

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP. Inserido na Linha de Pesquisa: Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, teve por objetivo definir um modelo de roteiro para audiodescrição em livros literários infantis. Assim, utilizou-se o livro “Minha vó sem meu vô” de Mariângela Haddad (2015) para a análise e elaboração do roteiro de audiodescrição. A pesquisa se justifica pela necessidade de acessibilizar a literatura infantil, bem como pela falta de estudos específicos de audiodescrição nessa área. O roteiro foi elaborado tendo como fundamentação teórica: NBR 16452, 2016; Motta, 2015; Lima, 2011; Sá 2020; Carvalho, 2017; Syndr, s/d; Ferreira 2020; Malheiro Perrotti-Garcia, 2022, Gritti 2021 e Nascimento 2007. Os resultados demonstram que é possível utilizar a audiodescrição enquanto recurso pedagógico para possibilitar o acesso aos livros literários infantis.

Resumo (inglês)

This research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education - PROFEI of the Faculty of Science and Technology - Paulista State University "Júlio de Mesquita Filho" - FCT/UNESP. Inserted in the Research Line: Special Education in the perspective of inclusive education, aimed to define a script model for audio description in children's literary books. Thus, the book “Minha vó sem meu vô” by Mariângela Haddad (2015) was used for the analysis and elaboration of the audiodescription script. The research is justified by the need to make children's literature accessible, as well as by the lack of specific audiodescription studies in this area. The script was prepared based on the following theoretical basis: NBR 16452, 2016; Motta, 2015; Lima, 2011; Sa 2020; Carvalho, 2017; Sindr, s/d; Ferreira 2020; Malheiro Perrotti-Garcia, 2022, Gritti 2021 and Nascimento 2007. The results show that it is possible to use audiodescription as a pedagogical resource to provide access to children's literary books.

Descrição

Palavras-chave

Audiodescrição, Literatura infantil, Acessibilidade, Recurso pedagógico, Audio description, Children's literature, Accessibility, Pedagogical resource

Idioma

Português

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