Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de alemão em escolas públicas pela perspectiva do letramento crítico: um subprojeto PIBID em foco

dc.contributor.authorRozenfeld, Cibele Cecilio De Faria
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:47Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:47Z
dc.date.issued2016-05-01
dc.description.abstractAbstract This paper aims to reflect about the German language teaching in public schools focused on promoting critical literacy. The starting point was the definition of literacy and literacy critic, relating the latter to the activities developed by undergraduate students in German Studies under the Institutional Program of Introduction to Teaching (PIBID) - subproject German Studies - in two state schools in the State of São Paulo. The reflections presented were based on students´ lesson plans and reflective diaries and on the perceptions of the subproject coordinator. The results point to the potential of the German education in brazilian public schools, not only in order to promote a new language learning, but also as a critical training and civic education.en
dc.description.abstractResumo Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do ensino da língua alemã em escolas públicas com foco na promoção do letramento crítico. Para tanto, partimos da definição de Letramento e de Letramento Crítico, articulando o último com as atividades desenvolvidas por graduandos em Letras-alemão no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto Letras-alemão - em duas escolas estaduais do interior paulista. As reflexões apresentadas basearam-se nos planejamentos e nos diários reflexivos dos licenciandos e nas percepções da coordenadora do subprojeto. Os resultados apontam para o potencial do ensino de alemão em escolas públicas brasileiras, não apenas para a aprendizagem de um novo idioma, mas também para uma formação crítica e cidadã dos alunos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Letras Modernas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Letras Modernas
dc.format.extent148-174
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/1982-88371927148174
dc.identifier.citationPandaemonium Germanicum. Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, v. 19, n. 27, p. 148-174, 2016.
dc.identifier.doi10.11606/1982-88371927148174
dc.identifier.fileS1982-88372016000100148.pdf
dc.identifier.issn1982-8837
dc.identifier.lattes0943223045871060
dc.identifier.orcid0000-0001-8915-9541
dc.identifier.scieloS1982-88372016000100148
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157974
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã
dc.relation.ispartofPandaemonium Germanicum
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPIBID-Subproject German Studiesen
dc.subjectGerman teaching in public schools, critical literacyen
dc.subjectPIBID Subprojeto Letras-alemãopt
dc.subjectEnsino de alemão em escolas públicaspt
dc.subjectletramento críticopt
dc.titleO ensino de alemão em escolas públicas pela perspectiva do letramento crítico: um subprojeto PIBID em focopt
dc.title.alternativeThe German Teaching in Public Schools from the Perspective of Critical Literacy: a subproject PIBID in focusen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0943223045871060
unesp.author.orcid0000-0001-8915-9541

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1982-88372016000100148.pdf
Tamanho:
473.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções