Publicação:
A implantação da proposta curricular de matemática da década de 1980 na cidade de Bauru (SP): discussões, resistências e mudanças

dc.contributor.authorFinato, Juliana Aparecida Rissardi [UNESP]
dc.contributor.authorBaraldi, Ivete Maria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:58Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:58Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente trabalho é um recorte de pesquisa de mestrado que tem como objetivo compreender quais foram os enfrentamentos do professor de matemática diante da implantação da Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo na década de 1980. Para responder ao objetivo proposto, a metodologia utilizada será a História Oral, lançando mão de depoimentos de professores de Matemática paulistas (das séries iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) e também de Assistentes de Apoio Pedagógico (AAP’s) que eram responsáveis, no interior das Delegacias de Ensino (atuais Diretorias de Ensino), por formar os professores para as novas propostas por meio de cursos. Em ambos os casos, o período de atuação dos depoentes centra-se, em geral, na década de 1980. Na busca por operacionalizar tal projeto, decidimos pela cidade de Bauru como foco de trabalho. Bauru, na época, era denominada Divisão Regional de Ensino, centralizando as ações das Delegacias de Ensino da região. Suas ações possuíam, portanto, forte influência nas cidades da região. O artigo proposto, assim, é um recorte no qual buscamos focar o processo de implantação da Proposta Curricular de Matemática da década de 1980 na cidade de Bauru (SP). Políticas educacionais. Currículos de Matemática. Formação de professores.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent7569-7581
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7569-7581
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-7569-7581.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141671
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleA implantação da proposta curricular de matemática da década de 1980 na cidade de Bauru (SP): discussões, resistências e mudançaspt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentMatemática - FCpt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

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