Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise do registro das atividades matemáticas para alunos cegos: da tinta ao braille

dc.contributor.advisorBaraldi, Ivete Maria [UNESP]
dc.contributor.authorMercado, Karen Paola Valencia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-08-06T11:58:35Z
dc.date.available2020-08-06T11:58:35Z
dc.date.issued2020-07-29
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar o que acontece na troca de registro de representação quando se faz a conversão da tinta ao braille nas atividades matemáticas para o aluno cego. As atividades foram escolhidas das versões em tinta e em braille do material Caderno do aluno de Matemática da Proposta Curricular do estado de São Paulo, referente aos anos 2009-2013. A análise foi feita por meio de 6 categorias desenhadas com base na teoria dos Registros das Representações Semióticas de Duval. É uma pesquisa de cunho qualitativo, a análise de conteúdo foi o método usado para seu desenvolvimento. Da análise das atividades se desenvolveram discussões em torno do que acontece na troca de registro, omissões e adições de unidades significantes e como essas mudanças podem ou não gerar dificuldades na realização da tarefa.pt
dc.description.abstractThis research aimed to analyze what happens in the exchange of representation records when the conversion of ink to braille is done in mathematical activities for the blind student. The activities were chosen from the ink and braille versions of the Mathematics student Notebook material of the Curriculum Proposal of the state of São Paulo, referring to the years 2009-2013. The analysis was made using 6 categories designed based on the theory of the Records of Semiotic Representations of Duval. It is a qualitative research, content analysis was the method used for its development. From the analysis of the activities, discussions were developed around what happens in the exchange of records, omissions and additions of significant units and how these changes may or may not generate obstacles in carrying out the task.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193122
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectRegistro de representações semióticaspt
dc.subjectAtividades matemáticas em brailept
dc.subjectCaderno do aluno de matemáticapt
dc.subjectRegistration of semiotic representationsen
dc.subjectBrailleen
dc.subjectConversionen
dc.titleAnálise do registro das atividades matemáticas para alunos cegos: da tinta ao braillept
dc.title.alternativeAnáliis del registro de actividade matemáticas para alumnos ciegos: de la tinta al braille.es
dc.title.alternativeAnalysis of the registration of mathematical activities for blind students: from ink to brailleen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEducação matemática inclusivapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mercado_kpv_me_rcla.pdf
Tamanho:
3.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: