Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Análise comparativa nas condutas terapêuticas e no perfil sociodemográfico em saúde mental entre os períodos pré, Intra e pós pandemia de Covid-19.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barbosa, Guilherme Correa

Coorientador

Pinto, Tiago Rocha

Pós-graduação

Curso de graduação

Botucatu - FMB - Enfermagem

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

O estudo analisa o perfil sociodemográfico e as demandas em saúde mental dos usuários atendidos pela triagem de um serviço de Atenção Primária à Saúde (APS), comparando três períodos distintos: pré-pandemia, intra-pandemia e pós-pandemia de COVID-19. O objetivo consistiu em identificar e comparar as mudanças nas características dos usuários e nas práticas assistenciais ao longo da crise sanitária, bem como compreender quais indicadores de saúde se mantiveram ou se transformaram nesses contextos. Trata-se de uma pesquisa documental, retrospectiva e quantitativa, baseada na análise de 127 prontuários atendidos pela equipe de saúde mental da Unidade Básica de Saúde em questão. Os dados incluíram variáveis sociodemográficas, ocupacionais e familiares, além do tipo de atendimento, condutas adotadas e indicadores clínicos psicossociais. Os resultados evidenciaram predominância feminina em todos os períodos, com redução relativa no pós-pandemia, bem como composição racial majoritariamente branca. O estudo identificou forte associação entre vulnerabilidade socioeconômica e sofrimento psíquico, especialmente nas fases pré e intra-pandêmica, quando o desemprego e a baixa escolaridade foram mais prevalentes. Observou-se reconfiguração das composições familiares durante a pandemia, com aumento da convivência entre familiares e diminuição de usuários que moravam sozinhos. O modelo de cuidado também sofreu mudanças expressivas, com predominância do acolhimento em todas as fases e consolidação dessa modalidade como única forma de atendimento no pós-pandemia, além do aumento de retornos individuais, redução dos encaminhamentos externos e diminuição aos direcionamentos para grupos. Em relação às demandas, os indicadores psicológicos apresentaram prevalência quase universal nos três períodos analisados, enquanto os problemas sociais atingiram seu pico na fase intra-pandêmica. Indicadores digestivos e endócrino-metabólicos mostraram baixa ocorrência. Conclui-se que a pandemia produziu rearranjos significativos no perfil e nas demandas dos usuários, exigindo reorganização das práticas assistenciais e reafirmando o papel da APS como coordenadora do cuidado em saúde mental. O estudo contribui para a compreensão das transformações geradas pela pandemia no território e oferece subsídios para o aprimoramento das intervenções voltadas à saúde mental na APS.

Descrição

Palavras-chave

Saúde mental, Atenção primária à saúde, COVID-19, pandemia de, 2020-2023, Saúde coletiva, Pandemia

Idioma

Português

Citação

ELIAS, Thiago Henrique Guimarães. Análise comparativa nas condutas terapêuticas e no perfil sociodemográfico em saúde mental entre os períodos pré, intra e pós pandemia de covid-19. Orientador: Guilherme Correa Barbosa. 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Medicina
FMB
Campus: Botucatu


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Enfermagem
GE


Programas de pós-graduação