Publicação: Estágio curricular supervisionado em atividade física para pessoas com deficiência e formação profissional: um estudo de caso na Unesp Bauru
dc.contributor.advisor | Venditti Júnior, Rubens [UNESP] | |
dc.contributor.author | Batagini, Debora Gambary Freire | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2020-10-29T00:02:33Z | |
dc.date.available | 2020-10-29T00:02:33Z | |
dc.date.issued | 2020-07-28 | |
dc.description.abstract | Uma área de pesquisa em expansão é a área dos estudos sobre Estágio Curricular Supervisionado (ECS), que é um componente indispensável e fundamental para a formação. Visto isso, o objetivo do presente estudo foi analisar o ECS em Atividade Física para pessoas com deficiência (PCD) na formação dos discentes do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, apresentando, assim, as características e perfis dos grupos investigados, sendo um estudo de caso e apropriando-se da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) de Bronfenbrenner. O trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Utilizou-se de dois instrumentos de coleta de dados, sendo um elaborado durante a pesquisa – o Questionário de Percepção do Estágio (QPE), esse aplicado para 36 discentes, divididos em dois grupos: 15 sujeitos grupo 1 – período integral e 21 do grupo 2 – período noturno; e o segundo instrumento utilizado foi – o Questionário do Supervisor de Estágio (QSE), esse aplicado para 06 supervisores de estágio. Após aplicação e criação do banco de dados, foi realizada a análise pelo método cluster hierárquico, mostrando as associações das respostas dos discentes e supervisores de ECS, por meio dos dendrogramas associativos. As associações mostradas nos clusters indicam que, para o grupo 1, o que se destaca é a motivação e auto avaliação dos sujeitos nas considerações a respeito do ECS; e, para o grupo 2, houve destaque nos itens inclusão da PCD nas atividades e estratégias de ensino apropriadas aplicadas no ECS. Ou seja, pode-se dizer e perceber sempre as relações entre os itens que dizem respeito às crenças e percepções dos estagiários e auto avaliação dos mesmos durante suas atuações em ECS, fomentam as discussões sobre a importância que o ECS tem em proporcionar espaços de enriquecimento acadêmico e oportunidades de sucesso e situações bem sucedidas na atuação com público PCD. Já no grupo dos supervisores de ECS, percebe-se que, quando o supervisor se encontra e reconhece estar motivado e engajado para incluir a PCD e se engaja e se compromete a isso, consequentemente irá influenciar de forma positiva o discente em formação. Um supervisor engajado, acreditando na sua prática, tem segurança e domínio na atuação com PCD, fica motivado, irá ser exemplo para um estagiário que está dentro de um contexto efetivo para a inclusão da PCD. Os resultados obtidos podem evidenciar que o ECS é um ponto de saída e chegada à formação, visto que, na TBDH, mostra-se a influência que o contexto tem sobre a pessoa em desenvolvimento, e as pessoas (supervisores e docentes) tem sobre o desenvolvimento dentro do processo e tempo. Para os sujeitos pesquisados o ECS foi significativo, havendo persistência, compondo-se como atividade molar, indicando que houve aprendizagem e a experiência de ECS foi positiva. Desta forma as hipóteses da pesquisa foram confirmadas, sendo que o ECS pode ser compreendido como um espaço de enriquecimento profissional, apresentando uma tríade de pessoas (discente, docente e supervisor de ECS) em diferentes situações de aprendizagem profissional. Valorizar a referida tríade e integrar os ambientes de ECS pode estabelecer relações importantes e que se influenciam e se desenvolvem juntos, contextos e pessoas. | pt |
dc.description.abstract | An expanding research area is that of studies on Supervised Curricular Internship (SCI), which is an indispensable and fundamental component for training. Having this considered, the objective of the present study was to analyze the SCI in Physical Activity for People with Disabilities (PWD) in the training of students of the Bachelor's Degree in Physical Education at São Paulo State University, Campus de Bauru, thus presenting the characteristics and profiles of the groups investigated, being a case study and appropriating Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development (BTHD). The study is characterized by qualitative research, like a case study. Two data collection instruments were used, one elaborated during the research - the Internship Perception Questionnaire (IPQ), which was applied to 36 students, divided into two groups: 15 subjects in group 1 - full time – and 21 from group 2 - night time; the second instrument used was the Internship Supervisor Questionnaire (ISQ) - adapted from the QAAM: this was applied to 06 internship supervisors. After application and creation of the database, the analysis was performed by the hierarchical cluster method, showing the associations of the answers of the students and supervisors of SCI, through associative dendrograms. The associations shown in the clusters indicate that, for group 1, what stands out is the motivation and self-assessment of the subjects in the considerations regarding the SCI; and, for group 2, there was emphasis on the inclusion items of the PWD in the activities and appropriate teaching strategies applied in the SCI. Having this considered, one can always say and perceive the relationships between the items that relate to the trainees' beliefs and perceptions and their self-assessment during their activities in SCI, foster discussions about the importance that SCI has in providing spaces for academic enrichment and opportunities for success and successful situations in working with PWD audiences. In the group of SCI supervisors, it is clear that when the supervisor finds himself and recognizes that he is motivated and engaged to include the PWD and he engages and commits him/herself to this, consequently he will positively influence the student in training. An engaged supervisor, believing in his practice, has security and mastery in working with PWD, becomes motivated, and will be an example for an intern who is within an effective context for the inclusion of PWD. The results obtained can show that the SCI is a starting and ending point for training, since in the BTHD the influence that the context has on the developing person is shown, and the people (supervisors and teachers) have on the development within process and time. For the researched subjects, the SCI was significant, with persistence, consisting as a molar activity, indicating that there was learning and the experience of SCI was positive. In this way, the research hypotheses were confirmed, and the SCI can be understood as a space for professional enrichment, presenting a triad of people (student, teacher and SCI supervisor), different situations of professional learning. Valuing the mentioned triad and integrating the SCI environments may establish important relationships that influence and develop together, contexts and people. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001. | |
dc.identifier.capes | 33004137066P5 | |
dc.identifier.lattes | 5024374872735878 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-0341-2767 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/194211 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Estágio Curricular Supervisionado | pt |
dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt |
dc.subject | Formação Inicial | pt |
dc.subject | Desenvolvimento Humano e Tecnologias | pt |
dc.subject | Supervised Curricular Internship | pt |
dc.subject | People with disabilities | pt |
dc.subject | Initial formation | pt |
dc.subject | Human Development and Technologies | pt |
dc.title | Estágio curricular supervisionado em atividade física para pessoas com deficiência e formação profissional: um estudo de caso na Unesp Bauru | pt |
dc.title.alternative | Supervised curricular internship in physical activity for people with disabilities and vocational training: a case study in Unesp Bauru | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 5024374872735878 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-0341-2767 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRC | pt |
unesp.knowledgeArea | Tecnologias nas dinâmicas corporais | pt |
unesp.researchArea | Tecnologias, Corpo e Cultura | pt |
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