Publicação: AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
dc.contributor.author | Pressato, Daiany [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T16:56:27Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T16:56:27Z | |
dc.date.issued | 2022-02-07 | |
dc.description.abstract | The present work is part of a master’s research and aims to identify and analyze the contradictory relationships present in the undergraduate students’ conceptions regarding pedagogical theories. Data were collected through a questionnaire and interview based on the theoretical-methodological framework of Historical Dialectical Materialism, Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. The analysis of the interviews were made through these categories: consciousness (unreflected and reflected/phylosophycal), catharsis and worldview. It was possible to identify the students’ consciousness about the pedagogical theories and how the catharsis - essential to theorical thinking’s development - can form and transform the students’ worldview about the teacher’s work. | en |
dc.description.abstract | El presente trabajo es parte de una investigación de maestría y tiene como objetivo identificar y analizar las articulaciones y contradicciones presentes en las concepciones de los estudiantes universitarios com respecto a las teorías pedagógicas. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario y entrevista desde el marco teórico-metodológico del Materialismo Histórico Dialéctico, de la Pedagogía Histórico-Crítica y de la Psicología Histórico-Cultural. El análisis de las entrevistas fue realizada mediante las categorías de consciencia (irrefletida e refletida/filosofica), catarsis e concepción del mundo. Fue possible identificar el nivel de consciencia de los estudiantes adelante de las teorías pedagógicas e como las catarsis - fundamentales en lo desenvolvimiento del piensamiento teorico - puedem formar y transformar la concepción del mundo de los estudiantes em relación ao trabajo del profesor. | es |
dc.description.abstract | O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar e analisar as articulações e contradições presentes nas concepções dos licenciandos frente às teorias pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista e analisados a partir do referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. A análise das entrevistas foi realizada por meio das categorias de consciência (irrefletida e refletida/filosófica), catarse e concepção de mundo. Foi possível identificar o nível de consciência dos estudantes frente às teorias pedagógicas e como as catarses - fundamentais ao desenvolvimento do pensamento teórico - podem formar e transformar a concepção de mundo dos estudantes em relação ao trabalho docente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172021240103 | |
dc.identifier.citation | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 24, p. -, 2022. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1983-21172021240103 | |
dc.identifier.file | S1983-21172022000100302.pdf | |
dc.identifier.issn | 1983-2117 | |
dc.identifier.scielo | S1983-21172022000100302 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/218246 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.relation.ispartof | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Historical-Critical Pedagogy | en |
dc.subject | Historical-Dialectical Materialism | en |
dc.subject | Catharsis | en |
dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt |
dc.subject | Materialismo Histórico Dialético | pt |
dc.subject | Catarse | pt |
dc.title | AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA | pt |
dc.title.alternative | PEDAGOGICAL THEORIES AND UNDERGRADUATED STUDENTS IN SCIENCE AND BIOLOGY WORLDVIEWS’ | en |
dc.title.alternative | Las teorías pedagógicas y las concepciones del mundo de los estudiantes de grado en Ciencias e Biología | es |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-9099-0604[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-3258-0444[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1983-21172022000100302.pdf
- Tamanho:
- 445.92 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format