Publicação: Estudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Associação Brasileira de Engenharia de Produção
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo relata a metodologia e os resultados da pesquisa empírica qualitativa realizada para identificar os fatores determinantes da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros produzidos pela Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen. Optou-se pela utilização da metodologia prescrita pelo modelo de campos e armas da competição, visto que é qualitativa e quantitativa e consegue representar com bastante clareza as estratégias competitivas de negócios e as operacionais da empresa. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses, validadas segundo o método popperiano dedutivo de prova: 1) não há diferença estatisticamente significativa entre os campos da competição escolhidos para os autoveículos mais competitivos e os escolhidos para os menos competitivos, pois todos eles competem basicamente em projeto, qualidade e preço do produto; e 2) o foco (variável matemática que mede o alinhamento das armas da competição aos campos da competição escolhidos para cada veículo) explica por que um autoveículo é mais competitivo que outro.
Descrição
Palavras-chave
Competitividade, Estratégia competitiva, Campos e armas da competição, Indústria automobilística
Idioma
Português
Como citar
Production. São Paulo, SP, Brazil: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 22, n. 1, p. 83-98, 2012.