Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros

dc.contributor.authorSanchez, Juan Hidalgo
dc.contributor.authorContador, José Celso
dc.contributor.authorContador, José Luiz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Nove de Julho
dc.contributor.institutionUniversidade Paulista
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:44:52Z
dc.date.available2021-07-14T10:44:52Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste artigo relata a metodologia e os resultados da pesquisa empírica qualitativa realizada para identificar os fatores determinantes da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros produzidos pela Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen. Optou-se pela utilização da metodologia prescrita pelo modelo de campos e armas da competição, visto que é qualitativa e quantitativa e consegue representar com bastante clareza as estratégias competitivas de negócios e as operacionais da empresa. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses, validadas segundo o método popperiano dedutivo de prova: 1) não há diferença estatisticamente significativa entre os campos da competição escolhidos para os autoveículos mais competitivos e os escolhidos para os menos competitivos, pois todos eles competem basicamente em projeto, qualidade e preço do produto; e 2) o foco (variável matemática que mede o alinhamento das armas da competição aos campos da competição escolhidos para cada veículo) explica por que um autoveículo é mais competitivo que outro.pt
dc.description.affiliationUniversidade Nove de Julho
dc.description.affiliationUniversidade Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent83-98
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000066
dc.identifier.citationProduction. São Paulo, SP, Brazil: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 22, n. 1, p. 83-98, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-65132011005000066
dc.identifier.fileS0103-65132012000100007.pdf
dc.identifier.issn0103-6513
dc.identifier.issn1980-5411
dc.identifier.scieloS0103-65132012000100007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212765
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.relation.ispartofProduction
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCompetitividadept
dc.subjectEstratégia competitivapt
dc.subjectCampos e armas da competiçãopt
dc.subjectIndústria automobilísticapt
dc.titleEstudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileirospt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentProdução - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-65132012000100007.pdf
Tamanho:
424.2 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format