Publicação: Estudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros
dc.contributor.author | Sanchez, Juan Hidalgo | |
dc.contributor.author | Contador, José Celso | |
dc.contributor.author | Contador, José Luiz [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Nove de Julho | |
dc.contributor.institution | Universidade Paulista | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:44:52Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:44:52Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este artigo relata a metodologia e os resultados da pesquisa empírica qualitativa realizada para identificar os fatores determinantes da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros produzidos pela Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen. Optou-se pela utilização da metodologia prescrita pelo modelo de campos e armas da competição, visto que é qualitativa e quantitativa e consegue representar com bastante clareza as estratégias competitivas de negócios e as operacionais da empresa. Os resultados obtidos confirmaram as hipóteses, validadas segundo o método popperiano dedutivo de prova: 1) não há diferença estatisticamente significativa entre os campos da competição escolhidos para os autoveículos mais competitivos e os escolhidos para os menos competitivos, pois todos eles competem basicamente em projeto, qualidade e preço do produto; e 2) o foco (variável matemática que mede o alinhamento das armas da competição aos campos da competição escolhidos para cada veículo) explica por que um autoveículo é mais competitivo que outro. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Nove de Julho | |
dc.description.affiliation | Universidade Paulista | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | |
dc.format.extent | 83-98 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132011005000066 | |
dc.identifier.citation | Production. São Paulo, SP, Brazil: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, v. 22, n. 1, p. 83-98, 2012. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0103-65132011005000066 | |
dc.identifier.file | S0103-65132012000100007.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-6513 | |
dc.identifier.issn | 1980-5411 | |
dc.identifier.scielo | S0103-65132012000100007 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212765 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Associação Brasileira de Engenharia de Produção | |
dc.relation.ispartof | Production | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Competitividade | pt |
dc.subject | Estratégia competitiva | pt |
dc.subject | Campos e armas da competição | pt |
dc.subject | Indústria automobilística | pt |
dc.title | Estudo da competitividade dos principais autoveículos compactos brasileiros | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.department | Produção - FEG | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-65132012000100007.pdf
- Tamanho:
- 424.2 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format