Logotipo do repositório
 

Publicação:
Escolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SP

dc.contributor.advisorMartins-Salandim, Maria Ednéia [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Claudinéa Soto da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-05-02T16:08:22Z
dc.date.available2018-05-02T16:08:22Z
dc.date.issued2018-02-28
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo tecer compreensões sobre escolas rurais como espaços formativos, da região de Borebi- SP dos anos 1980. Para tanto, realizamos seis entrevistas com professores que atuaram em escolas rurais na região de Borebi- SP. A partir dessas narrativas de professores, de estudos da literatura e legislações referentes à educação rural, elaboramos uma análise narrativa (de narrativa) na qual problematizamos esses espaços formativos a partir da formação e atuação de professores dessas escolas, sob um ponto de vista historiográfico. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa: Projeto “Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil” do grupo GHOEM – Grupo História Oral e Educação Matemática. Os resultados apontaram elementos relevantes que foram tematizados como a formação de professores nestes espaços, a utilização de livros didáticos, a multisseriação, a municipalização do ensino, a urbanização da educação na região de Borebi-SP – uma região de lutas pela reforma agrária. Essa pesquisa é uma contribuição importante e original para a História da Educação Matemática brasileira.pt
dc.description.abstractThis research had as objective to weave understandings about Rural Schools as formative spaces of the Borebi - SP region of the 1980s. Therefore, we performed six interviews with teachers who acted in rural schools in the Borebi- SP region. From these narratives of teachers, studies of literature and legislation concerning rural education, we elaborate a narrative analysis (narrative) in which we problematize these formative spaces from the formation and performance of teachers of these schools, from a historiographic point of view. This study is linked to the research line: Project "Mapping the Training and Performance of Mathematics Teachers in Brazil" of the group GHOEM - Oral History Group and Mathematics Education. The results pointed out relevant elements that were thematized as the training of teachers in these spaces, the use of textbooks, multiseria, municipalization of teaching, urbanization of education in the region of Borebi-SP - a region of struggles for agrarian reform. This research is an important and original contribution to the History of Brazilian Mathematical Education.en
dc.identifier.aleph000901138
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153812
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação ruralpt
dc.subjectHistória oralpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectHistória da educaçãopt
dc.subjectHistória da educação matemáticapt
dc.subjectRural educationpt
dc.subjectOral historypt
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.titleEscolas rurais como espaços formativos: vozes de professores que atuaram na região de Borebi/SPpt
dc.title.alternativeRural schools as training spaces: voices of teachers who worked in the region of Borebi/SPen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaFundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_cs_me_bauru.pdf
Tamanho:
5.48 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: