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Publicação:
PIBID e residência pedagógica: uma análise alternativa na formação inicial de professores para além do estágio supervisionado

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Orientador

Pezzato, João Pedro

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho visa abordar a formação inicial de professores nas universidades, por meio de uma análise de publicações de pesquisas que tratam do tema em sua relação com os dois programas vinculados às Políticas Públicas do Governo Federal, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica (RP). Ambos são iniciativas institucionais promovidas em regime de colaboração com as Instituições de Ensino Superior (IES) e Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. Ademais, fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) e são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Essas políticas de incentivo à formação docente visam fomentar a interação entre alunos do ensino básico, professores das redes públicas de ensino e universitários de cursos de licenciatura com o ambiente escolar desde o início da graduação. Assim, foi realizada uma investigação, tipo “Estado da Arte”, com análise de pesquisas que tratam dos temas de formação de professores e dos dois programas, com base no Banco de Dados de Periódicos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período entre 2015 a 2024. Foram selecionados 12 artigos relacionados ao tema. Durante a análise do material foi possível observar que a região Nordeste do país é a que mais tem trabalhos nessa área e tema. Os trabalhos apontam problemas no processo de formação profissional, como o número reduzido de matérias práticas durante a graduação e o contato tardio com a sala de aula ainda no Estágio Supervisionado.

Resumo (inglês)

The present work aims to address the initial teacher training in universities through an analysis of research publications that examine the topic in relation to two programs linked to the Federal Government's Public Policies: the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the Pedagogical Residency (RP). Both are institutional initiatives promoted in collaboration with Higher Education Institutions (HEIs) and State and Municipal Education Departments. Additionally, they are part of the National Teacher Training Policy of the Ministry of Education (MEC) and are funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). These policies aimed at encouraging teacher training seek to foster interaction between elementary and high school students, public school teachers, and university students enrolled in teacher education programs, integrating them into the school environment from the start of their undergraduate studies. Thus, an investigation was conducted, in the "State of the Art" format, analyzing research that addresses teacher education and the two programs, based on the CAPES Journal Database from 2015 to 2024. A total of 12 articles related to the topic were selected. During the analysis of the material, it was observed that the Northeast region of the country has the most studies in this area and topic. The research highlights issues in the professional training process, such as the limited number of practical subjects during undergraduate education and the late exposure to the classroom, starting only during Supervised Internship.

Descrição

Palavras-chave

PIBID, Residência pedagógica, Formação de professores, Ensino de Geografia, Pedagogical residency, Teacher training, Geography teaching

Idioma

Português

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