Publicação: Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador
dc.contributor.author | Guimarães, Ana Archangelo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Renata Junqueira de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:41Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:41Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: Acreditamos que a pedra fundamental do trabalho pedagógico são o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que participam do processo educativo. No sentido de avaliar e fortalecer esse engajamento, o trabalho com professores coordenadores teve início com a construção de um amplo diagnóstico do que vem sendo realizado nas escolas e das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e diretores nessa tarefa. A partir disso, o grupo definiu diretrizes e metas prioritárias que nortearam as etapas posteriores. Objetivos: detectar as finalidades da instituição-escola; verificar as dificuldades enfrentadas pelos diretores e coordenadores no desenvolvimento de suas tarefas; estabelecer as diretrizes e estratégias prioritárias para o trabalho, aprofundar a reflexão sobre o papel da equipe técnica, bem como sobre suas tarefas; resgatar esse conhecimento produzido junto à rede de ensino para o aprofundamento da docência em disciplina da graduação em Pedagogia. Metodologia: Todos os encontros prevêem: discussão prévia, breve exposição, trabalho em pequenos grupos, produção de documento provisório. Resultados: A avaliação feita até o momento mostra que a equipe técnica enfrenta inúmeras dificuldades de desenvolvimento de suas tarefas e que isso, em grande medida, deve-se à dificuldade em definir o próprio papel. O projeto de extensão vem ajudando nessa sistematização, através da abordagem das situações concretas e da construção do projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, o projeto vem permitindo ao curso de Pedagogia aprofundar a temática da coordenação pedagógica a partir de discussões mais contextualizadas e instrumental mais condizente com a realidade das escolas. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ65.htm | |
dc.identifier.lattes | 9778200016779533 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148430 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9778200016779533 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |