Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenador

dc.contributor.authorGuimarães, Ana Archangelo [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T18:11:41Z
dc.date.available2017-01-18T18:11:41Z
dc.date.issued2003
dc.description.abstractIntrodução: Acreditamos que a pedra fundamental do trabalho pedagógico são o envolvimento e o comprometimento de todos aqueles que participam do processo educativo. No sentido de avaliar e fortalecer esse engajamento, o trabalho com professores coordenadores teve início com a construção de um amplo diagnóstico do que vem sendo realizado nas escolas e das dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e diretores nessa tarefa. A partir disso, o grupo definiu diretrizes e metas prioritárias que nortearam as etapas posteriores. Objetivos: detectar as finalidades da instituição-escola; verificar as dificuldades enfrentadas pelos diretores e coordenadores no desenvolvimento de suas tarefas; estabelecer as diretrizes e estratégias prioritárias para o trabalho, aprofundar a reflexão sobre o papel da equipe técnica, bem como sobre suas tarefas; resgatar esse conhecimento produzido junto à rede de ensino para o aprofundamento da docência em disciplina da graduação em Pedagogia. Metodologia: Todos os encontros prevêem: discussão prévia, breve exposição, trabalho em pequenos grupos, produção de documento provisório. Resultados: A avaliação feita até o momento mostra que a equipe técnica enfrenta inúmeras dificuldades de desenvolvimento de suas tarefas e que isso, em grande medida, deve-se à dificuldade em definir o próprio papel. O projeto de extensão vem ajudando nessa sistematização, através da abordagem das situações concretas e da construção do projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, o projeto vem permitindo ao curso de Pedagogia aprofundar a temática da coordenação pedagógica a partir de discussões mais contextualizadas e instrumental mais condizente com a realidade das escolas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ65.htm
dc.identifier.lattes9778200016779533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148430
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleProjeto integrado: tarefas e dilemas do professor coordenadorpt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9778200016779533
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos