Logotipo do repositório
 

Publicação:
Entre o fascínio e a realidade da razão áurea

dc.contributor.advisorMeira, Suetônio de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorFrancisco, Samuel Vilela de Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-03-07T13:33:10Z
dc.date.available2017-03-07T13:33:10Z
dc.date.issued2017-02-03
dc.description.abstractApresentamos, neste trabalho, um estudo sobre um número que tem fascinado muitos estudiosos ao longo da história da humanidade, o Número de Ouro. Este número é representado pela letra grega (lê-se: "Fi") no qual alguns estudiosos atribuem-se que foi escolhido em homenagem ao grande escultor grego Fídias. Mostramos um pouco do contexto histórico, algumas de suas propriedades e a sua relação intrínseca com a sequência de Fibonacci. Desenvolvemos neste trabalho uma metodologia de natureza teórica e prática, na qual realizamos algumas construções geométricas relacionando-as com a Razão Áurea, retratando assim, como o conteúdo de construções geométricas e a geométrica em que foi perdendo espaço no ensino fundamental ao longo do tempo, e buscamos o resgate deste conteúdo no panorama atual da educação. Tendo como objetivo principal o de promover a reflexão da importância desse número através do projeto desenvolvido paralelamente às aulas de matemática para alunos do ensino fundamental.pt
dc.description.abstractWe present, in this work, a study on a number that has fascinated many scholars throughout the history of humanity, the Gonden Number. This number is represented by the Greek letter phi (reads: "Fi") in which some scholars are attributed that it was chosen in honor of the great Greek sculptor Fídias. We show some of the historical context, some of its properties and its intrinsic relation with the Fibonacci Sequence. In this work we develop a methodology of theoretical and practical nature, in which we perform some geometric constructions relating them to the Golden Ratio, thus portraying, as the content of geometric constructions and the geometric in which it lost space in elementary education over time, And we seek the rescue of this content in the current panorama of education. Its main objective is to promote the reflection of the importance of this number through the project developed parallel to the mathematics classes for elementary school students.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000881384
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148903
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectNúmero de ouropt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectSequência de Fibonaccipt
dc.subjectRetângulo áureopt
dc.subjectEspiral logarítmicapt
dc.titleEntre o fascínio e a realidade da razão áureapt
dc.title.alternativeBetween fascination and the reality of the golden ratioen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaEducação Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
francisco_svl_me_sjrp.pdf
Tamanho:
6.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.95 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: