Publicação: Investigação educacional na educação continuada em saúde
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo se propôs a analisar as concepções teóricas dos professores de 2 cursos intitulados “Saúde na Educação Infantil” elaborado pelo programa Núcleos de Ensino da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP (2011 e 2012) e verificar se este curso influenciou nas concepções dos participantes quanto ao seu conhecimento, suas atitudes e práticas. Planejando comparar as concepções dos professores, questionário investigativo (pré-teste) foi aplicado antes das aulas sobre alguns agentes patogênicos (enteroparasitas de importância em creches) e após (pós-teste) às referidas aulas, nos dois anos. Após a análise dos dados constatou-se mudança significativa na resposta dos educadores referentes ao curso realizado em 2011 em relação às questões de conhecimento (T=2,49; p=0,02) e nas questões que abordavam as atitudes e práticas (T=4,03; p=≤0,001) antes e após a realização do curso. Comparando-se as respostas do curso de 2012, constatou-se mudança significativa na resposta das questões de conhecimento (T=3,59; p≤0,01), mas não se observou mudança significativa nas questões que abordavam as atitudes e práticas dos educadores (T=1,60; p=0,12) antes e após a realização do referido curso. A investigação educacional nos permite detectar modificações nas concepções teóricas dos participantes na aquisição de conhecimento específico, nas suas atitudes e práticas relativas à Promoção em Saúde.
Descrição
Palavras-chave
Creches, Educação infantil, Pesquisa investigativa
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6372-6382