Publicação:
Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva

dc.contributor.advisorFerreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
dc.contributor.authorDamiance, Patrícia Ribeiro Mattar [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:19Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:19Z
dc.date.issued2012-02-27
dc.description.abstractO objeto de investigação desta pesquisa é a prática pedagógica do docente orientador de estágio curricular em enfermagem na Saúde Coletiva, em instituições de ensino público e privado, de duas cidades do Centro-oeste paulista. O preparo pedagógico do docente, da área da saúde, frente às exigências da educação contemporânea e das Diretrizes Curriculares Nacionais tem relação direta com a formação de profissionais para atender às necessidades do SUS. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar, a luz das Diretrizes Curriculares e das políticas públicas de educação e saúde, a prática pedagógica do docente de enfermagem, orientador de estágio na saúde coletiva. Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Conteúdo, modalidade temática. A análise empreendida aponta que a prática pedagógica dos docentes entrevistados sofre influência da cultura institucional da educação superior brasileira. As atividades rotineiras estão calcadas em conteúdos das ciências biológicas e da saúde, organizados sob a égide da assistência de enfermagem; na exposição oral e reprodução de técnicas biomédicas; na desarticulação entre teoria e prática; na avaliação centrada no aluno e não no processo e no isolamento do trabalho docente. Conclui-se que as competências docentes precisam ser ampliadas em direção ao planejamento da ação pedagógica, aproximando-se dos referenciais teóricos e filosóficos do Sistema Único de Saúde, da Saúde Coletiva e da educação contemporâneapt
dc.description.abstractThe object of investigation is the pedagogic practice of the teaching advisor of traineeship curricular in nursing in the Collective Health, in institutions of public and private teaching, of two cities of Middle West of São Paulo state. The pedagogic preparation of the teacher, working in the health area, according to the demands of the contemporary education and of the National Curricular Directives has direct relation with the professionals' formation to pay attention to the necessities of the SUS. Therefore, this work has as the objective of analyzing, the light of the Curricular Directives and of the public policies of education and health, the pedagogic practice of the teacher of nursing, traineeship advisor in the collective health. The obtained data were subjected to the Analysis of Content, thematic kind. The undertaken analysis points that the pedagogic practice of the interviewed teachers suffers influence of the institutional culture of the Brazilian superior education. The routine activities are based on contents of the biological sciences and of the health which are organized under the aegis of the presence of nursing; in the oral exhibition and reproduction of biomedical techniques; in the dislocation between theory and practice; in the evaluation centered in the pupil and not in the process and in the isolation of the teaching work. The teaching competence needs to be enlarged towards the projection of the pedagogic action, approaching the theoretical and philosophical referential systems of the SUS, of the Collective health and the contemporary educationen
dc.format.extent128 f.
dc.identifier.aleph000713716
dc.identifier.capes33004064081P0
dc.identifier.citationDAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar. Formação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletiva. 2012. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2012.
dc.identifier.filedamiance_prm_me_botfm.pdf
dc.identifier.lattes0448759379310369
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96437
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnfermagem em saude publicapt
dc.subjectSaúde pública - Avaliaçãopt
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt
dc.subjectPublic health nursingpt
dc.titleFormação acadêmica para o SUS: uma análise sobre a prática pedagógica do docente orientador de estágio na saúde coletivapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0448759379310369
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.graduateProgramEnfermagem (mestrado profissional) - FMBpt
unesp.knowledgeAreaPrática em enfermagempt
unesp.researchAreaEnfermagem em saúde publicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
damiance_prm_me_botfm.pdf
Tamanho:
573.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format